Alteração nas escalas, pautas 2012 e aposentadoria especial foram debatidas em assembleia da categoria.
Os guardas municipais começaram as suas mobilizações neste ano com assembleia realizada no Sismuc em 24 de janeiro. Na pauta, foi apresentado e discutido o decreto que altera a escala de trabalho feita pela prefeitura. Ponto que provoca enorme descontentamento na categoria. Ainda na assembleia, o advogado do Sismuc Ludimar Rafanhim esclareceu dúvidas sobre a aposentadoria especial (veja vídeo) conquistada com mandado de injunção 3832, além da construção da pauta deste ano.
O diretor do Sismuc, Diogo Monteiro, informou aos colegas guardas que o sindicato tem cobrado constantemente a prefeitura sobre piso específico da categoria. Essas cobranças ocorrem durante a mesa de negociação dos pisos que o Sismuc e a prefeitura mantêm quinzenalmente nas segundas-feiras. “Nós temos mostrado à administração municipal que os guardas estão insatisfeitos com o que ganham e com o modelo de escala implementada pela gestão Ducci”, disse Diogo.
Opinião embasada pelo advogado do Sismuc, Ludimar Rafanhim. Para ele, o problema das escalas poderia ser minimizado se os guardas recebessem salário decente. “A pauta da guarda deve ser a valorização salarial. Se o guarda ganhasse bem não precisaria ficar fazendo hora extra”, destaca Ludimar. Atualmente, o cálculo da hora extra é feito mensalmente. No entanto, os guardas preferem que o cálculo seja feito semanalmente, pois traz mais benefícios para eles. “Antes era assim e a categoria se adaptava melhor”, recorda Diogo.
Aposentadoria Especial
Para esclarecer sobre a aposentaria especial dos guardas e o “Mandato de injunção”, o advogado do Sismuc compareceu à assembleia da categoria. Ele explicou que o sindicato não possui todo o teor da decisão, mas que no STF já foi dado ganho de causa ao pedido. Quem quiser consultar a decisão deve acessar o site do Supremo Tribunal Federal e digitar o número de consulta: 3832.
Veja vídeo explicativo com o advogado Ludimar Rafanhim. Demais dúvidas, entre em contato com o jurídico do sindicato.