Profissionais dos CMUMs rejeitam proposta de escala

Folga nos fins de semana serão a cada 45 dias, de acordo com a proposta da administração para os centros de urgência no período diurno. Já os trabalhadores das Unidades Básicas e ESF aceitam sugestão de escala.


Os profissionais de enfermagem que trabalham nos CMUMs não aceitaram a proposta da prefeitura sobre sua escala de trabalho a partir de março de 2012. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem, 23, no Sismuc. Segundo esses trabalhadores, a proposta da prefeitura estabelecerá um calendário muito longo para folgas nos fins de semana. Cerca de 45 dias de intervalo. Eles apresentarão contraproposta que condiz com a necessidade deles. Já os trabalhadores de enfermagem, auxiliares de saúde bucal (ASB) e técnicos em saúde bucal ( TSB) consideram boa a proposta de escala nas unidades básicas e nas unidades ESF. Com isso, um acordo está próximo.


A proposta da prefeitura para os CMUM’s no período diurno é de jornada de 4 por 2. Proposta considerada ruim porque não soluciona o problema da qualidade de vida. Os trabalhadores defendem jornada de 12X60, informa Ana Paula Cozzolino, secretária geral do Sismuc, conforme o que será dado aos profissionais dos CMUM’s no período da noite. “Nessas condições, os trabalhadores acreditam que terão mais tempo com a família e para se aperfeiçoarem profissionalmente”, relata Ana Paula. Essa proposta, segundo os profissionais desses locais, é mais próxima da realidade que eles vivem hoje e mais fácil de aplicar.  A prefeitura, em reunião com o Sismuc, afirmou que não acata a posição dos servidores e que a escala compete exclusivamente a ela. No entanto, assumiu que pode buscar uma alternativa de consenso.


Jornadas acordas:
Para as unidades básicas, a rotina a partir de março deve ser de “seis horas diárias, de segunda a sexta-feira”.  Escala que teve acordo entre o sindicato e a prefeitura.
Para as unidades ESF, a proposta da prefeitura consiste em seis horas diárias e duas horas de Regime Integral de Trabalho (RIT). Escala que também  teve acordo entre o sindicato e a prefeitura.
Escala de 12 X 60 para os CMUM’s no período noturno. Proposta aceita pelas partes.


Jornada em desacordo:
Escala de 4×2 para CMUM’s no período diurno. Rejeitado pelos trabalhadores. Proposta do sindicato: jornada 12X60. Rejeitada pela prefeitura. Agora, busca por uma outra alternativa em reuniões.