Servidores voltam a ter opção para escolher banco da conta-salário

A partir de hoje (2) os servidores estarão livres para escolher em qual banco desejam receber o salário, segundo a resolução 3.424, do Banco Central. A diretoria do Sismuc pretende debater a migração das contas com a prefeitura, mas até o momento não foi chamada para discutir o assunto.

Como proceder 

Para encerrar a conta, transferir o dinheiro ou solicitar o depósito em outra conta, o servidor deve fazer o pedido por escrito na agência na qual é cliente. O Santander tem até 5 dias para atender o pedido. Não pode haver nenhum custo para transferência, total ou parcial, dos créditos para outras instituições; saques, totais ou parciais, dos créditos; ou fornecimento de cartão magnético e de talão de cheques para  movimentação dos créditos. Caso haja algum problema ou o banco se recuse a fazer o serviço, o servidor deve procurar o Sismuc.

Lembrando

Em 2007, quando o Santander venceu a licitação para processamento da folha de pagamento da prefeitura, os servidores perderam a opção de escolher o banco onde desejavam receber o salário. Na ocasião, o Santander pagou R$ 140,5 milhões para ter o monopólio das contas.

Nestes último quatro anos, muitos servidores contraíram dívidas que comprometem o orçamento familiar. Este é o resultado da política da prefeitura que aumentou a margem de endividamento dos servidores, ao invés de aumentar os salários. Os valores das gratificações também passaram a compor a margem consignável para empréstimos, ultrapassando os 30% do salário.