Em assembleia geral realizada em 01 de dezembro, os trabalhadores excluídos do projeto das 30 horas da saúde decidiram entrar em greve a partir do dia 5 de dezembro, segunda-feira. 39 categorias aderem ao movimento grevista, paralisando as atividades em hospitais, laboratórios, CMUMs, postos de saúde, farmácias, cemaes, entre outros.
A greve foi definida após o prefeito Luciano Ducci se recusar a receber a categoria e apresentar uma proposta de redução de jornada de trabalho para os servidores da saúde. A proposta da prefeitura era iniciar o debate apenas em fevereiro de 2012 e redução de jornada de trabalho só no próximo governo municipal em 2013. “A todo o momento tentamos estabelecer o diálogo com a prefeitura para incluir esses mil servidores na redução da jornada, mas a prefeitura sempre evitou o debate”, conta Marcela Bomfim, presidenta do Sismuc.
Na segunda-feira, os trabalhadores em greve devem fazer uma caminhada a partir da Praça Santos Andrade. Além disso, os trabalhadores estarão informando a população, através do jornal “Curitiba de Verdade”, sobre a discriminação que esses trabalhadores sofrem ao ficarem de fora do projeto das 30 horas.
Calendário:
05/12 – Início da greve, caso não haja avanços. Concentração na praça Santos Andrade, a partir das 8 horas.