Sindicato também é cultura

O filme ‘Flor de Abril’ será lançado oficialmente nesta na quinta-feira (24), às 21h, no cine Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900 -Térreo Baixo), em São Paulo. A obra é uma produção da TV M Filmes de Teresina (PI) sob a coordenação do diretor Cícero Filho.
 
Muito conhecido no norte e nordeste por suas duas primeiras produções: a comédia “Ai que Vida” (2007) e o drama “Entre o Amor e a Razão” (2006), o diretor Cícero Filho traz a São Paulo sua terceira obra, uma história social que narra à trajetória de Teresa, moça ingênua e romântica que é vítima de uma série de circunstâncias extremas.
 
O tema central é a busca pelo amor, mas o filme aborda também as perdas que acabam afetando a vida de todos os personagens, cuja sina trágica encaixa-se na realidade de muitos nordestinos. Da menina do campo à prostituta repleta de culpa, Teresa busca sua redenção ao entregar-se a um novo amor, mas, como é da natureza humana, comete mais erros.
 
A produção do filme contou com o apoio cultural do Sindicato dos Gráficos de São Paulo, mas a participação da entidade vai além desta proposição. Manoel de Almeida e Valdete Pedro, ambos diretores do Sindicato, participaram ativamente do processo de produção e também integraram o elenco do filme.
 
“Um amigo me emprestou a comédia ‘Ai que vida’. Achei interessantísimo o trabalho abordado ali e resolvi escrever um email para a produção do programa do Jô Soares contando o sucesso que o diretor fazia no norte e nordeste. Foi através deste contato que o chamaram para uma entrevista no programa e assim conheci Cícero Filho. Após conversas, apresentei ao Sindicato o projeto de apoio ao novo filme, quando foi aprovado o aporte”, descreve Manoel.
 
“O Sindicato precisar quebrar certos paradigmas, de que o movimento sindical é só piquete, baderna. Temos que mostrar que Sindicato é muito mais do que isso. É um instrumento de luta, mas também é fonte de lazer, diversão e cultura”, complementa.
 
A ideia, segundo Manoel, é organizar junto ao diretor Cícero Filho a produção de um filme contando a história dos gráficos de São Paulo. “É um projeto ainda embrionário. Tudo caminha para um final positivo”, resume.
 
Para maiores informações sobre o filme ‘Flor de Abril’ acesse: http://tvmfilmes.zip.net/