Tabelas salariais mostram diferenças de tratamento entre médicos e dentistas

A diferença salarial para os médicos é o principal motivo para a greve dos cirurgiões-dentistas da prefeitura deflagrada ontem (22). Ao contrário do que vem sendo divulgado pela administração municipal, o dentista em início de carreira recebe de vencimento básico R$ 1.362,56 para 20 horas semanais. Já o médico, nas mesmas condições, ganha R$ 2.043,84. Esta diferença foi instituída com a lei 13.771, aprovada em junho de 2011, na qual os odontólogos foram desvinculados da tabela salarial dos médicos.

Para a cirurgiã-dentista Tânia Monteiro Mocellin, da unidade de saúde Pinheiros (Sta. Felicidade), esta diferenciação é injusta. “O que eu não entendo é o critério deles para conceder aumento salarial. É por afinidade profissional ou por merecimento? Se for por afinidade já está explicado e se for por merecimento deveríamos ter salário igual ao dos médicos, uma vez que ambas as categorias são as únicas que clinicam, prescrevem e operam. Sendo que o médico da boca (cirurgiões-dentistas) são os únicos que operam diariamente”.

A respeito do que vem sendo divulgado pela prefeitura, Solange Marilda Madeira, cirurgiã-dentista da unidade de saúde Camargo (Cajuru), diz: “É uma declaração mentirosa. Eles estão usando a imprensa para nos desmoralizar. Eu me sinto aviltada profissionalmente, após trabalhar 21 anos sendo discriminada por uma administração que legisla em causa própria. O senhor prefeito (Luciano Ducci) e sua esposa são profissionais médicos de carreira e levarão esse benefício em suas aposentadorias, enquanto que nós levaremos só o nosso mísero salário”.


A diretoria do Sismuc ressalta que não é contrária ao aumento dos salários dos médicos, mas contra a discriminação de uma parte dos servidores em relação a outros.


Confira abaixo as diferenças entre as tabelas salariais na prefeitura para 20 horas semanais.


Odontólogo


Clique aqui para baixar. Obs. versão ainda não atualizada no site da prefeitura. 
 
Médicos