Nova estrutura sindical e autonomia frente ao governo na Plenária da CUT

Ocorreu neste fim de semana na Associação Banestado, em Praia de Leste, a plenária estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Sindicatos de todo o Paraná filiados à central participaram do encontro. Foram 256 delegados, dentre os quais 14 representando os servidores municipais de Curitiba. O evento contou com a representação de 40 entidades e 14 ramos.

A plenária teve início na quinta-feira, com a análise de conjuntura sindical e política nacional e estadual. A abertura contou com a presença de deputados estaduais e o dia seguinte foi dedicado à leitura das teses nacionais e estaduais. O debate principal foi sobre uma nova estrutura sindical com autonomia perante os partidos políticos e o governo federal. Os temas mais polêmicos foram o fim do imposto sindical, o combate às terceirizações e o sindicalismo por ramo. Este último tema, foi amplamente debatido pelos delegados de sindicatos de municipais.

A plenária terminou com a eleição de 16 delegados do Paraná para a plenária nacional da CUT que vai acontecer em outubro. Pelo Sismuc foram eleitos como delegados para a próxima etapa Marcela Alves Bomfim e Patrick Baptista. Eles se juntam a Irene Rodrigues, também do Sismuc, que será delegada pela Confetam.