Representantes por Local de Trabalho: uma aposta do sindicalismo moderno

 Algumas categorias de trabalhadores ainda tem dificuldades em instituir as Organizações por Locais de Trabalho (OLT’s). Entre os principais problemas estão a truculência dos patrões, problemas legais ou direções sindicais “pelegas” ou inoperantes. No serviço público a OLT não tem restrições a não ser aquelas impostas por algumas chefias acostumadas a assediar trabalhadores. 

No Sismuc a OLT recebe o nome de Representante por Local de Trabalho. Os representantes são o sindicato no seu local de trabalho, responsáveis por levar e trazer informações dos locais de trabalho. Mobilizações localizadas, organização de reuniões e participação em negociações e nas reuniões mensais do conselho de representantes também fazem parte das atividades a serem desenvolvidas.

A educadora Ana Paula Woncce, eleita representante em seu local de trabalho, conta que vários avanços foram conquistados nestes últimos 4 anos em que tem atuado. Segundo ela, a categoria está mais preparada para combater o assédio de chefias e reivindicações específicas da categoria foram atendidas por meio de uma reunião organizada por ela. 


O Sismuc tem apostado nos representantes como lideranças fundamentais para melhorar as condições de trabalho. Prova disso é o fato de que nos últimos anos tem crescido a quantidade de representantes eleitos no serviço público municipal de Curitiba. A secretaria com maior número de representantes é a educação, com 146 titulares eleitos, seguida pela saúde, com 68 (confira gráfico).