A reunião para determinar o calendário de pautas de negociações dos servidores municipais foi truncada e marcada pelo descaso da prefeitura. E essa primeira rodada já dá os indicativos que haverá dificuldades na negociação entre sindicados e a gestão Luciano Ducci.
A demonstração de descaso começa pelo fato do prefeito não estar presente e enviar representantes do “quinto escalão”, sem poder para decidir ou definir qualquer coisa.
Realizada nesta quarta-feira (9), na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), representantes do Sismuc e Sismmac, foram recebidos por técnicos da prefeitura. A proposta era determinar o calendário das negociações ao longo do mês.
Além de negociação básicas que antecedem a data-base, temas como a questão da publicidade, o número de representantes que cada entidade enviaria e o local para as reuniões, também foram tema da pauta.
No que era para ser uma reunião para negociação, representantes da prefeitura tinham pontos e critérios já definidos. Um deles era o número de pessoas que poderiam representar os sindicatos.
Do ponto de vista dos sindicatos o número apresentado pelo superintendente da Secretaria do Trabalho e Emprego, Cesar Bassani, iria contra o ideal de representação do Sismuc e Sismmac. Bassani queria limitar o número de participantes para cinco pessoas. Argumentos apresentados pela representação dos sindicatos conseguiram derrubar a proposta do superintende. Numa discussão acalorada, chegou-se ao acordo de que nove pessoas (para cada entidade) poderão ir às reuniões.
Outro tema já estabelecido era quanto ao livre direito de informação jornalística e publicidade. Bassani antecipadamente definiu que as reuniões não poderiam ser filmadas. Tachado como retrocesso, pois nos anos anteriores não houve “esbarramento” no que diz respeito a esse ponto. O tema ficou em aberto e será discutido no próximo encontro.
O pedido para considerar o local para as negociações também não foi atendido. Segundo representantes do sindicato, seria interessante que nesse calendário, algumas discussões fossem realizadas nas sedes do sindicato. Até porque isso facilitaria a locomoção de alguns membros. Questão que ainda será discutida.
No contexto geral, o calendário de negociação foi acertado. Algumas datas remanejadas para atender as necessidades de ambas as partes.
Mobilização Neles
Só a mobilização da categoria pode fazer avançar a Campanha de Lutas. Por este motivo o Sismuc e o Sismmac agendaram duas atividades para o servidor. No próximo dia 23 ocorre uma assembleia, às 19 horas, no Sismuc e no Sismmac, mesmo dia da negociação das cláusulas econômicas. No dia 29, no aniversário de Curitiba, está agendado um ato, a partir das 14 horas, em frente à PMC.
Confira as datas
14/3 – Sismmac – Questões Educacionais – SMRH/SME;
16/3 – Sismuc – Do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, Cláusulas Sociais e das Condições de Trabalho dos Servidores – SMRH/IMAP;
18/3 – Sismuc – Das Clausulas Sociais e das Condições de Trabalho dos Servidores – SMRH/IPMC/ICS;
21/3 – Sismmac – Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, Das demais questões funcionais, Da Saúde do Trabalhor; Das Cláusulas Sociais, Do processo permanente de negociação – SMRH/SME/IPMC;
23/3 – Sismuc e Sismmac – Das Cláusulas Econômicas (Sismuc), Questões Salárias (Sismmac) – SMRH/SME/SMS/SGM/SMF/IPMC/ICS/PGM;
25/3 – Sismuc – Das Cláusulas Sociais e das Condições de Trabalho dos Servidores, Saúde do Trabalhador, Do processo de Negociação das Reivindicações Especifícas – SMRH;
28/3 – Sismmac – Questões Educacionais, Formação e Valorização profissional – SMRH/SME;
30/3 – Sismmac – Financiamento da Educação, Gestão Democrática, Sistema de Seguridade (IPMC/ICS) – SMRH/SME/IPMC/ICS.