O curso de “Organização e Representação Sindical de Base (ORSB)”, realizado entre os dias 14 e 16 de janeiro, reuniu vários servidores da prefeitura. O evento, organizado pelo Sismuc, abordou a formação da sociedade brasileira por um viés crítico. Entre as questões debatidas pelos formadores Eduardo Recker e Alessandra Cláudia de Oliveira, diretores do sindicato, estavam a exploração do trabalho do índio e do negro, a desigualdade e a exclusão social, os movimentos de ruptura política e participação popular e o processo de industrialização e de formação da classe operária brasileira.
O educador Dermeval Ferreira da Silva, conta que o interesse em participar do curso se deu pelo tema. “Com esse conteúdo eu posso conhecer dos direitos e poderemos estar mais preparados para mobilizações”, afirma ele.
No mesmo sentido, Aparecida Carvalho Faria, auxiliar de enfermagem, disse que aprendeu bastante. “Estou percebendo o valor da união e da luta dos trabalhadores. Só a união vai fazer com que conquistemos o respeito dos chefes e melhorias nos locais de trabalho e condições de saúde”, diz ela.
Para o diretor do Sismuc Eduardo Recker, foi possível ter uma visão geral de como está a consciência política dos servidores e as visões ideológicas. “O curso foi além do que estava esperando, pela vontade dos participantes em debater os assuntos. Teve vários debates calorosos e as pessoas não tiveram receio de expor suas ideias”, completa ele.
A metodologia do curso não segue os padrões convencionais de sala de aula, onde o professor fala e o aluno ouve. Diferente disto, os participantes puderam ler a cartilha, debater as questões e interagir entre si, relatando acontecimentos em seus próprios locais de trabalho. A encenação de teatros e dinâmicas fizeram parte da programação, tornando a atividade ainda mais interessante. Também foram exibidos alguns filmes como o curta “Nossos bravos” e os documentários “Ilha das Flores” e “Escravidão no Brasil Negro”.
Esta foi a primeira vez que o sindicato promoveu o curso e, segundo os organizadores, o material elaborado será abordado com mais detalhes em outras duas oportunidades, a fim de permitir maior detalhamento dos temas. Esta deliberação foi aprovada em conjunto com os próprios participantes, que entenderam a necessidade de abordar mais detalhadamente o conteúdo. Também está prevista a realização de mais nove módulos ao logo deste ano. O próximo encontro ocorre nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.
O que é a ORSB
A ORSB faz parte do plano nacional de formação de dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), visando a ampliação da representação no local de trabalho. O objetivo é fornecer uma base teórica e conceitual que permita a necessária mediação entre problemas estruturais da sociedade brasileira e os desafios do movimento sindical. O conteúdo abrange basicamente um resgate histórico da classe trabalhadora brasileira e as lutas sociais, apontando práticas que podem ser desenvolvidas para fortalecer a organização dos trabalhadores.