Diretrizes para Saúde dos trabalhadores do SUS pode ser consultado

Quando se fala em saúde pública no Brasil, a primeira coisa que vem à mente são os problemas enfrentados pelos usuários do mal tratado Sistema Único de Saúde (SUS). Por outro lado, com exceção de algumas entidades, quase ninguém cogita sobre a situação dos mais de 2,5 milhões de trabalhadores que atuam na área. Esse parece ser um tema que finalmente está ganhando destaque e a atenção merecida com a instituição do Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador do SUS, em novembro do ano passado.

Composto por gestores, prestadores e representantes dos trabalhadores, o comitê finalizou no último dia 19, após uma série de reuniões, uma versão preliminar das Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS.

Para consultar o documento, clique aqui.

Dentre as orientações propostas nas diretrizes estão a regulamentação da atenção à saúde dos trabalhadores do SUS nos municípios, estados e união; a criação das comissões locais de saúde do trabalhador; o estabelecimento de regras para garantir o “trabalho decente”, conforme conceituação da Organização Internacional do Trabalho (OIT); o atendimento prioritário dos servidores dentro do SUS; e garantias de espaço de  negociação permanente entre gestores e trabalhadores.

 
A secretária de assuntos jurídicos do Sismuc e diretora de saúde do trabalhador da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Confetam) Irene Rodrigues, participa do Comitê, representando os servidores municipais da saúde de todo o país. Segundo ela “a construção da primeira versão do documento foi um grande passo, mas o grande momento vai ser com a participação de todos na consulta pública”.
 
Para consultar
 
O Sismuc disponibiliza por meio de sua página na internet o documento na íntegra para ser baixado. Só após a consulta pública, prevista para ocorrer em todo o país, é que o documento será encaminhado para ser adotado oficialmente pelo Ministério da Saúde.
 
Além disso, dois debates organizados por várias entidades paranaenses, dentre as quais o Sismuc, foi pactuado na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), a ser financiado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os eventos ocorrerem em duas datas e em cidades diferentes. Um em Curitiba, no dia 1/7, e outro em Maringá, 5/07.
 
Debate
 
Várias entidades, entre elas o Sismuc, promovem um debate neste dia 1º de julho. Para saber mais, clique aqui.