A Confederação dos (as) Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal (Confetam) completa 10 anos de história. Para comemorar esta data, será realizado amanhã (18) um ato, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, onde será exibido um balanço das ações nessa década de existência. Além dos membros da direção, vindos de vários estados, o ato também deve contar com a presença de diretores da CUT.
Em reunião iniciada ontem, diretores da entidade, incluindo a secretária de assuntos jurídicos do Sismuc Irene Rodrigues, que também faz parte da direção da Confetam, conta que no momento estão avaliando a campanha salarial realizada nas cidades brasileiras. Em geral, segundo ela, muitos municípios ainda estão pagando salários aos servidores abaixo do valor do salário mínimo, apesar da grande quantidade de negociações que culminaram com reajustes acima da inflação neste ano. A direção da Confetam também já prepara a campanha para o próximo ano.
Constituída de 17 federações e 541 sindicatos com um milhão de trabalhadores na base em torno de 600 mil sindicalizados, a Confetam representa o maior ramo de trabalhadores dentro da CUT.
Uma das conquistas recentes e que vinha sendo defendida como bandeira de luta da Confetam foi a aprovação da Convenção 151 pelo congresso nacional e a sua ratificação pelo governo federal. A norma, que regulamenta as negociações coletivas no serviço público brasileiro, foi formalizada pelo ministro Carlos Lupi, junto à Organização internacional do Trabalho (OIT), na última terça-feira.