Reuniões por núcleo definirão mínimo de guardas em postos

Representantes da prefeitura e do Sismuc voltaram a se reunir nesta sexta-feira (4) pela manhã, para discutir mudanças na situação dos guardas municipais. Dando continuidade ao que havia sido acordado na última quarta-feira, a prefeitura comprometeu-se em realizar reuniões em cada um dos núcleos da guarda para averiguar e definir quais pontos estão mais vulneráveis e necessitam de duplas de guardas. As reuniões serão acompanhadas pelo guarda e diretor do Sismuc Diogo Monteiro e mais dois guardas de cada um dos 9 núcleos.

A medida vem sendo cobrada há quase uma ano pela categoria, e só agora, depois da morte do quinto guarda municipal, Joel Franklin, é que alguma ação está sendo tomada pela prefeitura.

Um calendário de reuniões será elaborado nos próximos dias, mas as duas primeiras delas já estão marcadas. Hoje, às 14 horas, ocorre a reunião no núcleo da Matriz. A do Boa Vista também já está agendada; segunda-feira, às 8 horas.

Durante a reunião, o superintendente da guarda Renê Roberto Witeke e o diretor Carlos Celso dos Santos Júnior reafirmaram que os guardas que se recusarem a assumir o posto devido ao risco não sofrerão nenhum tipo de punição. Para tanto, é necessário que o guarda faça um relatório dirigido ao supervisor do núcleo, no momento.

Já o secretário de defesa social Itamar dos Santos, mais uma vez deixou de comparecer a um debate de suma importância para os servidores. Apesar do acordo, a categoria continua pedindo a mudança do comando da guarda.