O 1° Simpósio de Segurança Pública X Privada realizado hoje (25), no plenarinho da assembléia legislativa, reuniu profissionais de segurança de várias categorias de Curitiba. O debate contou com a participação de representantes da guarda municipal, polícia civil e militar, agentes penitenciários e vigilantes, além de entidades interessadas no assunto.
A mesa foi composta pelo deputado Péricles de Mello, Júnior Emerson, coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Paraná (Conseg), Vinícius Carvalho, delegado da Polícia Civil, Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários do Paraná e Sandro Mauricio Smaniotto, presidente do sindicato das empresas de segurança.
O jornalista Mauri König, abriu o debate, expondo a sua série de reportagens investigativas que realizou sobre o tema este ano.
A presidente do Sismuc Marcela Bomfim e o diretor Diogo Monteiro estiveram presentes representando também o Fórum dos Trabalhadores de Segurança Pública (Fotraseg), que reúne três sindicatos: Sinclapol (policiais civis), Sindarspen (agentes penitenciários) e Sismuc.
Para Bomfim, “o seminário mostrou que os trabalhadores da segurança, tanto guardas municipais, como policiais civis e militares, precisam ser mais bem remunerados, pois é isso que os leva a procurarem os ditos ‘bicos’. Precisamos é cobrar do poder público a valorização desses trabalhadores”.
O evento foi realizado pela Fetravispp, SindVigilantes de Curitiba e Região, CUT-PR, Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e Sismuc, com o apoio do Sindsec-PR e do Sindarspen.