Revista debate modelo de desenvolvimento

Mudança. Essa é uma boa palavra para descrever a edição número 16 da revista Observatório Social, que traz uma série de novidades em forma e conteúdo. Na reportagem de abertura, Dauro Veras descreve o fenômeno China, um país em ritmo acelerado na direção das superpotências. Aspectos negativos dessa transição ameaçam os empregos de trabalhadores latino-americanos e fragilizam setores produtivos, mas o crescimento econômico da China pode ser também o ponto de partida para grandes oportunidades. Os impactos globais dessa questão foram discutidos em um seminário da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Empresas Multinacionais (RedLat), e a matéria parte dele para propor um amplo debate sobre o tema.

A seguir, uma série de artigos especiais lança as bases para uma profunda discussão sobre o modelo de crescimento que buscamos para o Brasil. A Revista Observatório Social traz as opiniões de doze especialistas, entre líderes sindicais, economistas, cientistas políticos, ativistas de defesa do meio ambiente, pesquisadores e empresários. Em seus artigos, são apresentadas ideias para o Brasil crescer de maneira sustentável, enfrentando as desigualdades e promovendo a justiça social. Não se trata de uma lista de tarefas ou uma coleção de receitas prontas: na verdade, esse material oferece subsídios para um debate muito importante, ainda mais acentuado em se tratando de ano de eleições. Em nome da mudança, por todos e para todos.

Fechando a publicação, dois conteúdos distintos, mas igualmente importantes. Na reportagem sobre Diálogo Social, os jornalistas André Vendrami, Fernanda SaintClair e Paola Bello trazem o relato da 9ª Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical, um evento que reforçou a importância dessa discussão para reforçar a democracia. E por fim, trazemos a repercussão das denúncias ambientais feitas na edição 15 de nossa Revista – que desmascarou uma corrente de ilegalidades que inicia na floresta amazônica e termina na casa de consumidores de todos os continentes. Um crime que não pode passar em branco, e uma denúncia que não pode cair no esquecimento. Com esse resgate, a Revista do Observatório Social cumpre seu papel de manter a pressão e buscar soluções para esse quadro de graves irregularidades, promovendo uma mudança efetiva na vida dos trabalhadores.

China, potência em ascensão

Propostas para o desenvolvimento sustentável

Devastação S/A: repercussões

Diálogo Social em Debate


A versão impressa da revista pode ser solicitada aqui.

Também está disponível aqui a versão digital da revista, em formato Acrobat (PDF).