Mobilização também defende o direito de doação de sangue e das vítimas de acidente e doença do trabalho
Servidores se reúnem neste dia 28, para um protesto que deve durar o dia todo. Lembrando do Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho, a atividade também exige da prefeitura de Curitiba o cumprimento do mandado de injunção que garante o direito à aposentadoria especial. Apesar de uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF) favorável aos servidores, a prefeitura vem se recusando a conceder o direito para vários trabalhadores que já poderiam estar gozando do benefício.
O ato é organizado pelo Sismuc e pelo Sismmac. A mobilização começa às 10 horas, na Boca Maldita, com a instalação de uma barraca de informações e panfletagem. Debates com a população procuram apontar os principais problemas dos servidores municipais relacionados ao ambiente de trabalho.
À tarde, a partir das 16 horas, uma manifestação será realizada em frente à prefeitura para cobrar o cumprimento da aposentadoria especial. Uma comissão de representantes pretende entregar pessoalmente ao prefeito Luciano Ducci um documento exigindo o cumprimento da lei. Além da aposentadoria especial, fazem parte das reivindicações a garantia do direito à doação de sangue, conforme lei federal, e a defesa dos direitos da vítimas de acidentes e doenças do trabalho.