09/02/2010 – 14:15
A vereadora Professora Josete (PT) quer explicações do prefeito de Curitiba sobre as mensagens publicitárias veiculadas em jornais do interior do estado. O pedido de informações foi protocolado nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal. Segundo denúncias veiculadas pela imprensa, a gestão de Beto Richa teria publicado em janeiro pelo menos quatro anúncios de página inteira sobre programas da Capital em jornais de Cascavel, na região Oeste do Paraná. Um deles, o jornal “O Paraná”, pertence ao deputado federal Alfredo Kaefer, do mesmo partido de Richa (PSDB).
“Em ano eleitoral, esses anúncios indicam que recursos do município podem estar contribuindo para planos que não coincidem com a necessidade da população de Curitiba”, afirma Josete. “Afinal de contas, por que gastar com publicidade em jornais de uma cidade que fica a 500 km daqui?”, questiona a parlamentar.
Na sexta-feira (5), o deputado federal Dr. Rosinha (PT) denunciou Richa à Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná. O parlamentar pede a abertura de investigação por propaganda eleitoral antecipada, aplicação da multa máxima de R$ 53,2 mil prevista pela legislação eleitoral e restituição aos cofres públicos dos valores gastos ilegalmente. “É um caso flagrante de uso da máquina, de abuso de poder por parte de Beto Richa”, disse Dr. Rosinha.
“O prefeito Beto Richa por ato subliminar, vem se utilizando de propaganda institucional, com o propósito de incutir na mente dos eleitores de Cascavel e demais cidades abrangidas pelos periódicos “O Paraná” e “Gazeta do Paraná” […] programas sociais promovidos pela Prefeitura de Curitiba, aos quais os mesmos leitores não têm acesso, de vez que restritos aos moradores da capital do estado, tendo evidente intento auto-promocional”, diz trecho da denúncia protocolada pelo deputado federal.
Nesta semana, o parlamentar petista pretende ingressar ainda com uma ação popular na Vara da Fazenda Pública contra o prefeito tucano.
Segundo Professora Josete, esses e outros questionamentos, como a questão das licitações dos radares, do lixo e tantos outros que continuam sem resposta, serão debatidos assim que as sessões plenárias voltarem a ser realizadas na Câmara Municipal, provavelmente depois do Carnaval. “A população precisa e merece ter respostas sobre como o dinheiro público é empregado pela gestão de Beto Richa”, defende a vereadora.
Fonte: Imprensa Vereadora Profª Josete