Trabalhadores cobram reajuste e liberdade de organização por parte da Prefeitura
A primeira reunião de negociação entre o Sindicato e a Prefeitura de Curitiba, realizada hoje (17), na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), foi marcada pela defesa do direito à organização sindical e pela definição do calendário de reuniões. Os cerca de 20 representantes dos servidores da comissão de negociação do Sismuc e do Sismmac esperaram a presença do prefeito Beto Richa, mas novamente a espectativa foi frustrada. Apesar disso, eles conversaram com representantes do primeiro escalão, entre eles o secretário de RH Paulo Schimidt.
O calendário aprovado prevê cinco outras reuniões, sendo que no próximo dia 19 será discutido o principal ponto da pauta de reivindicações dos servidores, ou seja, o reajuste salarial. O percentual exigido pelos trabalhadores, conforme aprovado em assembléia, é de 39,52% e a transformação de remunerações variáveis em salários para que sejam incorporados à aposentadoria. As reuniões ainda incluem o debate dos planos de cargos e carreiras (dia 24), condições de trabalho (dia 26), saúde do trabalhador (dia 31) e questões sociais (dia 2).
O local da reunião continua sendo entrave. A Prefeitura quer manter o SMOP, mas os representantes dos trabalhadores alegam que o local é de difícil acesso e prejudica a mobilização da categoria. O auditório do Sindicato foi colocado à disposição e o secretário Schimidt disse que vai avaliar a possibilidade de mudar os locais da reunião até o próximo encontro.
Outras questões levantadas na reunião dizem respeito a atitudes anti-sindicais de determinadas chefias que estariam arrancando cartazes e informativos do Sindicato e servidores que estariam sendo coagidos a não participar das mobilizações, a não vestir a camiseta da campanha salarial ou sendo ameaçados de perdas de gratificações em caso de envolvimento com sindicalismo. Sobre esses assuntos, o secretário disse que vai averiguar os casos mais complexos, mas se comprometeu em enviar a todos os setores da Prefeitura a reiteração de que os direitos sindicais devem ser respeitados.
Calendário de negociação
19/03 – 15 horas
Cláusulas econômicas
24/03 – 9 horas
Plano de Cargos e Carreiras
26/03 – 15 horas
Cláusulas sociais e das condições de trabalho dos servidores
31/03 – 15 horas
Saúde do Trabalhador
02/04 – 15 horas
Cláusulas sociais e das condições de trabalho
Imprensa Sismuc