II JORNADA DE SOCIOLOGIA DE SAÚDE: A SAÚDE COMO DIREITO SOCIAL
O Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde (CNPq/UFPR) e o Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR têm o prazer de convidar professores, pesquisadores e alunos que se dediquem ao estudo da relação entre Ciências Sociais e Saúde para participar da II Jornada de Sociologia de Saúde: A saúde como direito social, que acontecerá em Curitiba no dia 26 de setembro de 2008, no Auditório Azul do Setor de Ciências da Saúde – Campus Jardim Botânico – UFPR – Curitiba – Paraná.
8h30 – ABERTURA – Prof. Dr. José Miguel Rasia (UFPR)
9h00 – COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS
1) Doador vivo no transplante hepático – Claire Terezinha Lazzaretti (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde – CNPq/UFPR)
2) Subjetividade e alta complexidade: resultados de pesquisa no contexto do transplante
hepático – Sandra Mara Maciel de Lima – (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde –
CNPq/UFPR)
3) A doação de órgãos de cadáver: efeitos subjetivos para as famílias de doadores – Luiz
Fernando Stacechen – (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde – CNPq/UFPR)
4) A morte em memórias de velhos – Marisete Hoffmann-Horochovski (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde – CNPq/UFPR)
5) Interdições e regras alimentares no campo discursivo das praticas de saúde e doença entre os Mbya Guarani – Rubia Carla Formighieri Giordani – (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde – CNPq/UFPR)
10h00 – INTERVALO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
10h30 – CONFERÊNCIA – “O Sistema Único de Saúde: novas arenas políticas e mudança nas posições dos atores”– Profa. Dra. Soraya Maria Vargas Cortes (UFRS)
12h30 – INTERVALO PARA O ALMOÇO
14h00 – MESA REDONDA – “Atendimento de alta complexidade no SUS” José Miguel Rasia (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde CNPq/UFPR)
“A Alta Complexidade no SUS: A Experiência de Doença para Sujeitos Transplantados Hepáticos” Milton Carlos Mariotti (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde CNPq/UFPR)
“Insuficiência renal crönica, hemodialise e qualidade de vida” Juarez Marques de Medeiros (Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde CNPq/UFPR)
“O Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Sexual”
15h 30 – INTERVALO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
16h00 – CONFERÊNCIA
“O Sistema Único de Saúde e seus impasses internos e externos” – Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo
17h30 – ENCERRAMENTO
INSCRIÇÕES PARA O EVENTO:
As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail sociologiasaudeufpr@gmail.com, até o dia 25 de setembro, contendo os seguintes dados: Nome Completo; Ocupação (estudante ensino
médio/graduação/pós-graduação; profissional, etc.); Área de atuação (Ciências Sociais, Medicina, Enfermagem, Psicologia, etc. ); Instituição.
OBS: Não será cobrada taxa de inscrição.