A partir da próxima quarta-feira, a população de Curitiba poderá sugerir à prefeitura obras e investimentos que gostaria de ver executados em
As audiências – que ocorrem da quarta à sexta-feira (veja quadro) – serão divididas em dois momentos. Primeiramente, a população poderá tirar dúvidas sobre os projetos e programas da prefeitura com técnicos de todas as secretarias municipais, que estarão à disposição dos participantes. Depois, as prioridades dos bairros serão debatidas. Durante as discussões, os moradores poderão opinar, por exemplo, sobre quais ruas gostariam que fossem asfaltadas, onde precisa ser construída uma creche, etc.
O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, diz que as audiências são importantes para a prefeitura fazer o planejamento de cada ano. “Às vezes, as demandas são maiores que o orçamento. Mas tentamos, com as consultas à população, ver o que é prioridade para o cidadão”, afirma Sebastiani. Depois desse processo, a equipe de planejamento do município vai analisar o que a população pediu e incluirá o que for possível na proposta de lei orçamentária para 2009.
O projeto orçamentário tem de ser enviado à Câmara Municipal até 30 de setembro. E a votação do orçamento municipal deve ser feita até o fim de dezembro. Para o ano que vem, a prefeitura está prevendo uma receita de R$ 3,59 bilhões.
Além de ir às audiências, os curitibanos poderão opinar sobre as prioridades de investimentos por meio do site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) ou pelo telefone 156. Na central telefônica 156, o atendimento é feito 24 horas por dia. Na página da prefeitura na internet, basta clicar no ícone “Orçamento Cidadão” e seguir as instruções para dar as sugestões de investimentos.
Relatos
Aos poucos, os curitibanos começam a se acostumar a debater com técnicos da prefeitura os problemas da cidade. No início do ano, os moradores da comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Vila Verde, compareceram em peso na primeira audiência pública realizada no bairro. Mais de 300 pessoas foram debater com o prefeito Beto Richa problemas como falta de creche, escolas e vagas no posto de saúde.
O morador Juscelino Ferreira Santos diz que aquele foi um momento muito esperado pela população. “Nunca tivemos uma oportunidade como aquela. Por isso, a comunidade foi.” Ele diz que a proposta de debater o orçamento é válida. Porém, faltaram respostas por parte da prefeitura. “Como temos muitas demandas, ficaram lacunas. Precisamos de creches, por exemplo, e a nossa só atende a 150 crianças. Também havia muitos políticos. Todos queriam falar e o nosso tempo ficou pequeno”, afirma o líder comunitário.
No bairro Vila Izabel, a população igualmente participou das audiências. O morador Décio Ferreira de Brito também reclama do excesso de políticos querendo falar. Mas ele acredita que a oportunidade de dizer o que é melhor para o bairro é interessante. “Além de indicar demandas, a população também tem que acompanhar. Muitas vezes depois deste processo, os vereadores fazem emendas e acabam mudando totalmente as propostas. Temos que ficar de olho.”
Participe
Confira o cronograma das audiências públicas para que a população opine sobre o orçamento de Curitiba de 2009.
As reuniões sempre ocorrerão às 18 horas.
Quarta-feira (dia 9)
Endereços
Rua da Cidadania da CIC Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.469, Cidade Industrial
Rua da Cidadania do Pinheirinho Rua Winston Churchill, 2.033, junto ao terminal do Pinheirinho
Rua da Cidadania da Fazendinha Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha, junto ao terminal
Quinta-feira (dia 10)
Endereços
Rua da Cidadania do Boqueirão Avenida Marechal Floriano Peixoto, 843, na Praça Nossa Senhora do Carmo
Rua da Cidadania do Cajuru Rua Luiz França, 2.032, Cajuru
Rua da Cidadania do Bairro Novo Rua Tijucas do Sul, 1.700, Bairro Novo
Sexta-feira (dia 11)
Endereços
Rua da Cidadania da Matriz Praça Rui Barbosa, 101, Centro
Rua da Cidadania do Boa Vista Avenida Paraná, 3.600, no Boa Vista
Rua da Cidadania de Santa Felicidade Rua Santa Bertila Boscardin, 213, ao lado do terminal
Fonte: Gazeta do Povo – Paola Carriel