Comemoração

Noite cultural marca os 18 anos do Sismuc

Foi num ambiente de muita integração, descontração e alegria, que aconteceu, no dia 27 de outubro, a Noite Cultural dos Servidores. Uma noite muito especial, celebrando o Dia do Funcionário Público Municipal e aniversário de 18 anos do Sismuc. Os convidados que vieram participar, puderam conferir apresentações de capoeira, teatro, música e poesia. Na entrada do auditório, um painel fotográfico mostrava os grandes momentos de luta dos servidores, em fotos tiradas em diversas manifestações.
A apresentação da noite ficou por conta do secretário de assuntos culturais, Patrick Leandro Baptista, que apresentou, no início do evento, um clipe com imagens que marcaram a trajetória do Sismuc. Em seguida, o grupo Capoeira Brasil mostrou todo o seu gingado ao som de berimbau, pandeiro e atabaque. Uma apresen-tação da mais forte e completa expressão da cultura popular brasileira.
A presidente do Sismuc, Irene Rodrigues dos Santos, em sua fala, agradeceu a presença de todos e se disse honrada em poder comemorar com os trabalhadores, as conquistas e histórias de luta construídas nesta trajetória.
O deputado federal Dr. Rosinha, membro do grupo de fundadores do Sismuc, lembrou dos primeiros anos do sindicato e das muitas manifestações que reuniram milhares de trabalhadores. Depois, parabenizou o evento e ressaltou a importância da cultura para a transformação da sociedade.
A apresentação de teatro ficou por conta das integrantes do grupo Nuspartus, Alessandra Oliveira e Lucilene Soares. Foi encenada uma coletânea de poesias em homenagem aos trabalhadores do serviço público municipal.
Uma exposição de quadros coloriu as paredes do auditório. Pinturas e artesanatos em madeira, da servidora aposentada Alma Alaíde Tessaro, ficaram expostas para apreciação.
Depois das apresentações, os atuais diretores do Sismuc fizeram uma homenagem aos servidores(as) Alceu Sabatke, aposentado, Marlene Camargo de Melo, CMEI Paquetá, Maria José Silva Schultz, CMEI Vila Nori e Lidinalva Malikoski, Piá Dom Luís Orione, e a todos que ajudaram a construir a história de lutas e de conquistas do sindicato. O encerramento foi ao som de Raquel Santana e Nelson Caron.
A noite cultural foi uma iniciativa da diretoria do Sismuc. A organização coletiva foi fundamental para o sucesso do evento.