Por trás de toda a beleza e organização que a cidade de Curitiba oferece aos seus cidadãos e visitantes, está uma multidão de trabalhadores que permanece quase “invisível” aos olhos da administração. Mas é do trabalho e da dedicação de cada um desses servidores anônimos que depende a normalidade da vida da capital.
O trabalho da Prefeitura é a soma dos esforços de homens e mulheres comprometidos com o serviço público. Seja nas fundações, regionais, unidades de saúde ou na administração interna dos gabinetes, os servidores protagonizam um papel fundamental na busca pelo desenvolvimento da cidade.
Com o seu dia-a-dia eles melhoram a qualidade de vida da população, e sem eles, os planos e metas da Prefeitura não sairiam do papel. O servidor público é aquele trabalhador que mesmo em péssimas condições de trabalho e salário, garante à população da cidade o acesso aos direitos sociais elementares.
E é por esta e outras razões, que a Prefeitura deveria valorizar o servidor. Por que nós trabalhadores municipais, de que tanto é exigido, sofremos diariamente as artimanhas de uma administração que defende uma sociedade privatizada e o desmonte da administração pública.
E não é por acaso, que Curitiba é a capital que menos investe no salário do trabalhador do serviço público. Quem planeja o reajuste do salário do servidor municipal nesta cidade, não está preocupado com a qualidade de vida do servidor.
Ao contrário, lança mão de um olhar meramente técnico e financeiro, ou seja, o quanto é possível economizar as custas da desvalorização do trabalhador.
E é a valorização que nós queremos! Precisamos de um Plano de Carreira que possa recuperar a valorização do servidor. Não queremos um Plano ilusório que nega a 90% dos servidores o direito de crescimento profissional. E neste momento de tanta indignação deixamos aqui uma pergunta: Porque apenas 10% dos trabalhadores têm esse direito?
Melhor seria se no dia 28 de outubro os trabalhadores pudessem comemorar com a satisfação de ter direito ao auxílio-transporte para todos, condições dignas de trabalho, reposição das perdas salariais, ambiente livre de assédio moral, prevenção efetiva de acidentes de trabalho e atenção à saúde, para poder usufruir da cidade que ajudam a construir.
Tudo isso significa valorização dos trabalhadores da PMC. Parabéns a todos e todas que lutam por este ideal.
Alguém que se comprometeu conosco formalmente, que assinou a nossa Carta Compromisso, com as nossas pautas, ou alguém que poderá trabalhar contra a gente? Está chegando a hora de escolher quem vai administrar a Prefeitura e a Câmara Municipal