A Assembléia Popular Estadual acontece neste final de semana, dias 8 e 9 de outubro, no Ginásio da Paróquia São Pedro Apóstolo (Rua Wladislau Dec, 1045, Xaxim), em Curitiba. A proposta dos organizadores (Coordenação dos Movimentos Sociais-CMS, 4ª Semana Social Brasil-SSB e Consulta Popular) é reunir entre 500 e 600 militantes dos movimentos sindical, camponês, estudantil e popular urbano para um final de semana de estudo, debate e atividades culturais.
Buscar a garantia de uma forma democrática de organização da vida social. Foi a partir desse ideal que surgiram as “Assembléias Populares”. Elas são o espaço onde o povo pode dar sua opinião, sugerir e aprovar decisões de seu interesse e da comunidade. É onde ocorre o debate sobre os problemas da rua, bairro, cidade e, até mesmo, país. Esse projeto é audacioso, pois combina a democracia direta com a representativa, o que não é tarefa fácil. Isso exige a preparação popular, com análise profunda dos problemas coletivos. Também exige que o Poder Público desenvolva um trabalho de informação, esclarecimento e de formação política da população.
Programação
08 de outubro – sábado
08h – Credenciamento
09h – Acolhida / Mística
10h – “Momento Nacional” (Pe. Inácio Neutzling – Unisinos)
12h – Almoço
14h – Alternativas para o Brasil (Gustavo Codas – CUT Nacional, e Pe. Alfredinho – Pastorais Sociais)
15h30 – Introdução aos grupos
16h – Trabalhos em grupos
18h – Sistematização
18h30 – Jantar
19h30 – Noite cultural
09 de outubro – domingo
08h30 – Socialização dos grupos
09h30 – Grupos regionais
11h – Debate e encaminhamentos
13h – Almoço
Como chegar:
Quem estiver em Curitiba
a) Ônibus Vila Rex (Praça Rui Barbosa) – descer em frente ao Colégio São Pedro.
b) Ligeirinho Bairro Novo (Praça Rui Barbosa) – descer no tubo São Pedro.
c) Alimentador São Pedro (Terminal Capão Raso) – descer em frente ao Colégio São Pedro.
Quem vem do interior
BR 116, sentido São Paulo: entrar à direita no semáforo Vila São Pedro (Bairro Xaxim). Siga pela Rua Omar Raimundo Picheth até o 1º semáforo e entrar à direita. Siga dois quarteirões, entre na Rua 1º de Mario e siga até o Colégio São Pedro.