Notícias

Imprimir
  • 29/06/2021 Saúde

    Falta de materiais adequados em Unidades de Saúde coloca trabalhadores em risco

    Falta de materiais adequados em Unidades de Saúde coloca trabalhadores em risco
    Arte: Ctrl S
    O não fornecimento de materiais adequados para descartes aumenta a chance de acidentes de trabalho e ameaça a saúde dos trabalhadores

    Sem receber caixas adequadas para condicionamento de resíduos perfurocortantes, equipes de Unidades de Saúde estão precisando improvisar e usar caixas de papelão comuns para acondicionar os resíduos. A falta de itens básicos de segurança em US é preocupante, podendo causar sérios acidentes nos locais de trabalho.

    Como as caixas improvisadas não oferecem a proteção adequada, não é difícil que trabalhadores acabem se ferindo ao manusear os materiais perfurocortantes. Fora o risco físico de ferimentos com cortes e perfurações, há ainda risco de contaminação biológica, uma vez que grande parte dos materiais para descarte são agulhas usadas para a vacinação.

    O descarte de resíduos perfurocortantes nas Unidades de Saúde tem sido maior nos últimos tempos devido às campanhas de vacinação em andamento. Com o aumento da demanda, a gestão das US tem cobrado da Prefeitura de Curitiba que aumente também o fornecimento de materiais e equipamentos adequados, mas os pedidos vêm sendo atendidos num ritmo demasiado lento para dar conta da necessidade dos locais de trabalho. Esse absurdo é mais um exemplo da falta de ação da gestão Greca.

    O SISMUC enviou ofício à Secretaria de Saúde cobrando a solução imediata da situação. Infelizmente, esse não é o único caso de negligência com as condições de saúde e de segurança dos trabalhadores acompanhado pelo sindicato que, desde o início da pandemia, tem atuado junto aos servidores para combater o descaso e exigir mais segurança para quem está na linha de frente.

    Se você enfrenta problemas semelhantes no seu local de trabalho faça uma denúncia anônima para o canal Fala, servidor pelo whatsapp (41) 99661-9335.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS