Notícias

Imprimir
  • 17/03/2021 Saúde

    Colapso na saúde e CAT foram temas de reunião com o MPT

    Colapso na saúde e CAT foram temas de reunião com o MPT
    Arte: CtrlS
    Veja orientações do Sindicato. Continue denunciando para fortalecer a luta dos trabalhadores

    Nesta quarta-feira (17), o Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou o SISMUC e outros sindicatos para tratar da questão do colapso da saúde em Curitiba. A reunião aconteceu após a denúncia de um trabalhador que foi levada ao MPT pelo SISMUC, dando início ao inquérito em vigor.

    Além das denúncias sobre a falta de estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e das Unidades de Saúde (USs), outro tema absurdo tratado foi o termo imposto pela Prefeitura que responsabiliza os servidores por terem contraído Covid-19.

    No documento, a gestão tenta se isentar de responsabilidades decorrentes da contaminação pelo novo coronavírus. Um absurdo, já que os trabalhadores de linha de frente estão expostos aos riscos decorrentes do exercício da sua profissão. Por isso, o SISMUC orienta que esse termo não seja assinado em nenhuma hipótese e que os servidores façam a CAT assim que possível. Caso você tenha assinado o termo entre em contato com o SISMUC e cobre da Prefeitura uma cópia do documento. 

    Veja como denunciar!

    Os encontros com o MPT têm como objetivo pressionar a Prefeitura para que a situação da saúde seja minimamente resolvida em Curitiba. Sendo assim, é necessário que possamos fornecer provas, que sirvam como armas para lutarmos contra a gestão Greca. Por isso, utilize o canal de denúncias do Fala, Servidor no WhatsApp (41) 99661-9335 ou pelo link http://bit.ly/FalaServidor2021.

    O SISMUC criou o canal de denúncia para que todos os trabalhadores possam comunicar ao sindicato os ocorridos do local de trabalho durante a pandemia. Foram inúmeras denúncias desde 2020 e essas foram imprescindíveis para cobrar a atual gestão por equipamentos de proteção individual, contratações – mesmo que temporárias –, e mais recentemente, a suspensão do retorno presencial das aulas.

    Denuncie diretamente ao MPT

    Mas, para além do canal de denúncia criado pelo SISMUC, é importante organizar o local de trabalho e fazer denúncias no canal direto do Ministério Público do Trabalho (MPT). O MPT tem a missão de defender os direitos coletivos dos trabalhadores e, por isso, as situações que colocam em risco trabalhadores e usuários dos serviços públicos devem ser denunciadas clicando aqui  .

    Com o colapso da saúde mais do que nunca é hora da união. Quem está na linha de frente merece respeito e valorização, aliás, merece mais do que isso, merece a garantia de viver após a pandemia. O esgotamento físico e mental dos trabalhadores aumenta a cada dia e os relatos de servidores que têm recorrido à automedicação ou que precisaram ser afastados devido à saúde mental ou física não param.

    Sua denúncia fortalece a cobrança! Mande o link do Fala, Servidor para os seus colegas. Para acompanhar as denúncias acesse o Instagram do SISMUC.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS