Notícias

Imprimir
  • 10/09/2015 Saúde

    Referência e atendimento aumentam a demanda do Centro de Orientação e Aconselhamento

    Referência e atendimento aumentam a demanda do Centro de Orientação e Aconselhamento
    Foto: Joka Madruga
    Com isso, necessidade de mais funcionários fica mais urgente. Confira a segunda matéria da série.

    “Tem dificuldades, mas uma equipe comprometida, que oferece neste momento excelente atendimento à população LGBT, por exemplo. Essa referência de atendimento humanizado acaba inclusive sobrecarregando o COA”,

    Michely Ribeiro da Silva, da Rede de Mulheres Negras

    Os trabalhadores do Centro Orientação e Aconselhamento (COA) reclamam do número baixo de funcionários, apesar da grande demanda para atendimento. 

    Ainda assim, o COA é referência para diversos segmentos da população que necessitam de aconselhamento, como é o caso das pessoas que contraíram o vírus HIV. Por estar localizado no centro da cidade, no distrito matriz, perto de áreas de prostituição, a demanda de atendimento do COA aumenta.

    “Tem dificuldades, mas uma equipe comprometida, que oferece neste momento excelente atendimento à população LGBT, por exemplo. Essa referência de atendimento humanizado acaba inclusive sobrecarregando o COA”, analisa Michely Ribeiro da Silva, da Rede de Mulheres Negras, representante do Conselho Nacional de Saúde pela Rede Nacional LaiLai Apejo - Saúde da População Negra e Aids.

    O COA, na avaliação de Michely, já não tem apenas a função de aconselhamento, mas também acompanha pessoas que convivem com o vírus HIV, por isso a necessidade de mais condições e reestruturação. Existe a possibilidade de atendimento também nas unidades de saúde nos bairros, mas o usuário acaba optando pelo serviço no centro.

    Serviço: Busque o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)

    Horário para a coleta de exames de HIV: Segunda a sexta-feira 8h às 17h.
    Disk Aids: 3322-2200.

    Endereço: Rua do Rosário, 144, 6º andar. Bairro: São Francisco Curitiba - PR

    Regional: Matriz. Telefone: (41)3321-2781 Ramal: 3321-2779

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS