Notícias

Imprimir
  • 09/09/2015 Saúde

    Centro especializado em DSTs atende toda a população

    Centro especializado em DSTs atende toda a população
    Foto: Joka Madruga
    Atendimento e orientação do COA são considerados bons, mas centro sofre com a grande demanda para poucos funcionários. Confira a primeira de duas reportagens especiais.

    O Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), localizado no distrito sanitário matriz, é um serviço de prevenção, orientação e atendimento para HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O local realiza diagnóstico por meio de teste considerado rápido, acompanhado de aconselhamento, gratuito e confidencial. Em menos de uma hora depois do teste o usuário tem acesso ao resultado e recebe orientação a partir dele.

    A reportagem do Sismuc realizou agendamento e conferiu: o usuário conta com bom tempo para atendimento e orientação. A sala de espera reúne todo tipo de pessoas, de travestis a estudantes, trabalhadores, idosos, homens e mulheres, bem como a população carente.

    Alguns olhares estão desolados naquele local. Outros, aliviados com o resultado do teste. Um tatuador de 34 anos, ao lado da namorada, revela que procurou pela segunda vez o COA. Ele comenta que conheceu a realidade do atendimento público, diferente do que aparece na mídia. “O atendimento é bom, tive as informações que queria e não é demorado. Recomendei para amigos”, afirma o tatuador.

    Com isso, a população pode contar com um serviço gratuito na orientação e prevenção de doenças contraídas por meio de relações sexuais ou contato sanguíneo, tais como o vírus do HIV, sífilis e a Hepatite C. No dia da visita da reportagem, não estava disponível a verificação sobre a Hepatite B.

    Apesar de problemas de estrutura e possíveis críticas, a coordenação do Sismuc avalia como um exemplo da importância do serviço público e gratuito. “É o melhor exemplo da universalização do SUS, que atende a população e os trabalhadores em diferentes faixas de renda. É a prova da importância do sistema gratuito de saúde. Mesmo com dificuldades de condições de trabalho, é prestado para a população um serviço com todo o empenho dos servidores”, afirma Irene Rodrigues, da coordenação do sindicato.

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS