Notícias

Imprimir
  • 21/06/2022 Educação

    Conquista: Plano de Carreira dos professores de educação infantil é reconhecido pela Justiça

    Conquista: Plano de Carreira dos professores de educação infantil é reconhecido pela Justiça
    Ações do MPPR e o município de Curitiba foram julgadas improcedentes, mas Justiça declarou ilegal o direito à aposentadoria especial dos servidores. SISMUC segue na luta pela garantia deste direito.

    O Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Município de Curitiba entraram com duas ações diretas de constitucionalidade, questionando a totalidade das leis 14580/201414544/2014, que trata do direito do Plano de Carreira dos professores de educação infantil e do magistério.

    As ações julgadas recentemente pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná, foram declaradas por unanimidade improcedentes, apenas o artigo 18 da Lei 14580, que trata da aposentadoria especial, foi julgado inconstitucional. Sendo assim, o restante das leis são constitucionais, ou seja, o direito ao Plano de Carreira dos servidores e servidoras da educação infantil e do magistério foi mantido e é legal.

    É fundamental destacar que esse direito, questionado pelo MPPR e a PMC, é fruto da luta histórica dos servidores e servidoras de Curitiba. Inclusive, foi em março de 2014, em uma greve de cinco dias, a chamada "Onda Amarela", que a categoria balançou a gestão de Gustavo Fruet (PDT) e conquistou o Plano de Carreira.

    Quanto ao julgamento do artigo 18, nós do SISMUC entendemos que esta decisão pode contrariar o parágrafo 5º do artigo 40 da Constituição Federal e da Lei Federal 11301/2006. Pois, o mesmo foi inserido na Lei Municipal apenas para reafirmar o direito dos profissionais garantido na Carta Magna.

    Neste sentido, a partir da publicação do resultado final do julgamento, nós do SISMUC, com o SISMMAC — como Amigos da Corte (partes terceiras interessadas no processo), entramos com um recurso chamado Embargos de Declaração. Este recurso tem a finalidade de esclarecer que só devem ser desconsiderados, para fins de aposentadoria especial, o tempo em que o servidor ficou como auxiliar de serviços gerais e que todo o restante seja considerado, garantindo assim a aposentadoria especial para os professores de educação infantil.

    Reafirmamos: nós, servidoras e servidores do SISMUC - Sindicato pra Valer, celebramos a manutenção do Plano de Carreira dos professores de educação infantil. Mas, reforçamos, não aceitaremos nenhum direito a menos. Seguiremos na luta pela manutenção da aposentadoria especial e de todos os nossos direitos conquistados a partir da luta histórica da categoria.


Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS