Notícias

Imprimir
  • 19/03/2022 Educação

    Em reunião, Coletivo dos Trabalhadores de Escolas discutem pauta da categoria

    Em reunião, Coletivo dos Trabalhadores de Escolas discutem pauta da categoria
    Atualmente cada inspetor é responsável por mais de 150 crianças na escola. Categoria exige que a PMC reduza este número pela metade e realize concurso público.

    Na última quarta-feira (16/03), às 19h, trabalhadores de escolas estiveram reunidos no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), para discutir e buscar soluções para questões referentes ao trabalho dos mesmos em espaços escolares.

    Um dos principais pontos da pauta foi a falta de inspetores nas escolas, situação que tem sobrecarregando os profissionais que trabalham nestes espaços e ficam responsáveis por mais de 150 crianças cada um.

    Segundo os servidores, no último período houve um aumento de crianças com menos de 4 anos que iniciaram no Pré. E, com a falta de estrutura das escolas e principalmente a carência de profissionais, decorrente de demissões, exonerações, afastamentos, aposentadorias ou falecimentos, não está sendo possível garantir com qualidade o acompanhamento e a segurança das crianças.

    Tendo em vista a importância dos trabalhadores de escolas para o desenvolvimento e organização do espaço escolar, os profissionais cobram que a Prefeitura de Curitiba (PMC) abra o diálogo com a categoria e realize de imediato a redução pela metade da quantidade de crianças que cada inspetor é responsável. Contudo, os servidores ressaltam que para resolver essas questões, é urgente a realização de concurso público para suprir a demanda de profissionais existentes nas escolas.

    Na ocasião, os trabalhadores também dialogaram sobre a necessidade de continuar lutando para incluir a categoria no calendário escolar, garantindo que possam retornar para a escola na mesma data que os professores. Pois, segundo os trabalhadores, muitas vezes, estes profissionais acabam realizando desvio de função durante o período anterior ao início das aulas.

    Durante o encontro, os profissionais também dialogaram sobre a necessidade de criar salas multifuncionais nas escolas, destinados à educação inclusiva.

    A próxima reunião do Coletivo de Trabalhadores de Escolas será realizada no dia 27 de abril, às 19 horas.


    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS