Notícias

Imprimir
  • 23/02/2021 Educação

    Escola do bairro Tatuquara tem três casos confirmados de Covid-19

    Escola do bairro Tatuquara tem três casos confirmados de Covid-19
    Arte: Ctrl S
    Sindicatos estão formalizando essa e outras denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho

    Na manhã desta terça-feira (23), a direção do Sindicato visitou a Escola Municipal Newton Borges, regional Tatuquara, e confirmou a denúncia de três profissionais da educação que testaram positivo para Covid-19 na unidade. Além disso, a escola ficou sem abastecimento de água hoje.

    Até agora, somente outros quatro funcionários que apresentaram sintomas realizaram o teste para Covid-19. No entanto, como já confirmado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma parte significativa das pessoas infectadas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. A direção dos Sindicatos formalizou na semana passada o pedido de testagem para todos os funcionários da unidade para a Prefeitura, pois sabemos que, ao testar somente os servidores sintomáticos, a gestão Greca não investiga de fato a real situação de contaminação na escola. 

    Na última segunda-feira (22) noticiamos nas redes sociais dos Sindicatos SISMUC e SISMMAC o fechamento do CMEI Marechal Rondon II devido à confirmação de dois casos de Covid-19. Para interromper a transmissão do vírus, a suspensão das aulas também deveria ocorrer na E.M Newton Borges. No entanto, mesmo com o protocolo feito especialmente para o retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não estabeleceu um critério claro para garantir a suspensão e fechar a unidade temporariamente. 

    Em contato com a chefia de Núcleo da regional Tatuquara, os sindicatos foram informados que os casos foram notificados pela direção da escola e que a situação foi repassada ao Distrito Sanitário. Entretanto, nenhum procedimento por parte do Distrito Sanitário foi feito até a data de publicação desta matéria de denúncia. Enquanto isso, a única orientação enviada aos funcionários da escola foi a testagem em caso de sintomas.

    Falta de água

    Em uma situação na qual a limpeza é um fator importante para garantir a segurança nas unidades escolares, a falta de água nos bairros tem sido uma preocupação constante para os trabalhadores de educação. A E.M Newton Borges foi uma das diversas unidades escolares que denunciaram a falta de água nesta semana.

    Apesar de a direção escolar ter notificado o Núcleo Regional sobre o abastecimento de água no período da manhã, a escola continua esperando o caminhão-pipa da Prefeitura pra resolver a situação, o que não ocorreu até o meio da tarde.

    Denúncia no MPT

    Infelizmente, o caso da E.M Newton Borges não é isolado na rede municipal de Curitiba, e esse é um exemplo dos riscos aos quais os trabalhadores da educação foram submetidos pela intransigência da gestão Greca. Além de casos confirmados de Covid-19, os sindicatos têm recebido denúncias da ausência de EPIs adequados, problemas no abastecimento de água, falta de funcionários para supervisionar as crianças e estrutura inadequada para receber os alunos da forma como foi definida pelo protocola da Prefeitura.

    Os sindicatos vão organizar esse e outros relatos de contaminação e descumprimento dos protocolos de segurança para formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Prefeitura.

    Faça a sua denúncia!

    Se você identificar alguma situação de risco no seu local de trabalho, faça a sua denúncia pelo WhatsApp da Educação (41) 99988-2680. As situações podem ser desde falta de ventilação ou falta de espaço adequado para o distanciamento social, descumprimento do número de alunos por sala, e casos de crianças ou trabalhadores com sintomas que não foram isolados.

    Nessa situação de risco aos trabalhadores e alunos, é necessário intensificar o diálogo com a comunidade escolar para que os responsáveis também estejam cientes da situação da unidade e das denúncias na rede municipal de ensino.

    Os sindicatos estão entregando durante essa semana um cartaz com o canal de denúncia da educação e outras informações importantes. Fixe o cartaz na sua unidade em local visível à comunidade e converse as mães, pais e responsáveis para mostrar que eles também podem denunciar irregularidades e apoiar a luta pela testagem e vacinação dos trabalhadores.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS