Notícias

Imprimir
  • 02/12/2020 Educação

    Atividades não essenciais devem ser suspensas nas unidades escolares

    Atividades não essenciais devem ser suspensas nas unidades escolares
    Arte: CTRL S
    SISMUC e SISMMAC cobram protocolos mais claros da SME em relação à suspensão das atividades presenciais

    Após a suspensão das atividades presenciais nas escolas e CMEIs, o SISMUC e o SISMMAC vêm recebendo uma série de denúncias sobre a manutenção de determinadas atividades presenciais nas unidades. O Decreto nº 1611/2020, que prorroga a suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares até o último dia letivo de 2020, é omisso em relação às atividades que os trabalhadores da educação têm que desenvolver para além das aulas e aSecretaria Municipal da Educação (SME) parece não levar em consideração a nova onda de aumento dos casos de Covid-19 em Curitiba.

    Mesmo assim, os Sindicatos entendem que a suspensão das atividades presenciais deve ocorrer para todas as atividades que não sejam essenciais. Já que com o aumento do número de casos não é correto que os trabalhadores da educação sejam expostos ao novo coronavírus, sendo que grande parte do trabalho pode continuar sendo realizado de forma remota.

    Os sindicatos há tempos têm tentando uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação. Diante da falta de resposta por parte da administração, o SISMUC e o SISMMAC enviaram um ofício à SME, exigindo que a administração seja mais clara em relação ao que é essencial para a manutenção das atividades educacionais. Para conferir o ofício, clique aqui.

    As direções dos sindicatos continuam tentando espaços de diálogo. Afinal de contas, sabemos das condições nas quais os servidores têm trabalhado. Muitas vezes, os trabalhadores acabam sofrendo assédio moral por parte das chefias, sejam das unidades ou dos próprios núcleos, para cumprir um direcionamento confuso da própria gestão.

    E, é claro, que entendemos a importância que os trabalhadores da educação têm no papel de distribuição dos kits de alimentação, assim como o contato familiar mais próximo com os pais dos alunos em meio à pandemia. Porém, os trabalhos organizativos das unidades, assim como impressão de atividades e organização de armários, devem ser deixados para um momento em que o número de casos seja reduzido.

    Fala, Servidor, é hora de retomar as denúncias!

    É dever da Prefeitura dar condições adequadas para que os trabalhadores realizem o seu trabalho. Porém, sabemos que não é bem isso que tem acontecido na gestão Greca! Por isso, se alguma recomendação de saúde e segurança não tem sido cumprida na sua unidade ou se você tem algum colega que testou positivo para o Coronavírus, mande uma mensagem para o canal Fala, Servidor, pelo telefone (41) 99661-9335 e denuncie!

    Imprensa Sismuc e Sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS