Notícias

Imprimir
  • 30/09/2020 Educação

    Sindicatos questionam ausência de secretária em audiência da Câmara

    Sindicatos questionam ausência de secretária em audiência da Câmara
    Arte: CtrlS
    SISMUC e SISMMAC cobram divulgação das atas das reuniões do Comitê
    Nessa segunda-feira (28), o Comitê de Volta às Aulas se reuniu mais uma vez e os sindicatos aproveitaram a oportunidade para questionar a ausência da secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila, na audiência promovida pela Câmara de Vereadores na última sexta-feira (25) sobre o tema volta às aulas presenciais.

    O assunto era de fundamental importância para a Secretaria Municipal de Educação (SME), que deveria priorizar esses espaços, principalmente para rebater os absurdos difundidos pela secretária de Saúde do município. Entretanto, Maria Sílvia não apareceu na audiência da Câmara. A justificativa da SME para a ausência da secretária é o fato de que o decreto que suspende as aulas de 1º a 31 de outubro já havia sido publicado e que a secretaria municipal não define sobre o retorno das aulas na rede particular.

    Publicização das atas

    As direções do SISMUC e do SISMMAC também têm cobrado sistematicamente a publicização das atas das reuniões do Comitê, o que não ocorreu até o momento, após o quinto encontro.

    Os rascunhos das atas são enviados para os participantes, para que estes sinalizem possíveis correções sobre a discussão, elas retornam para o Comitê, mas, o documento final ainda não foi enviado para as entidades que representam os trabalhadores e que têm direito a acessar essas atas.

    A Prefeitura quis utilizar o documento assinado pelos sindicatos antes da primeira reunião, que proíbe o uso de imagem e som das reuniões, para justificar a proibição dos sindicatos em publicar as atas, e disse ainda que, para que isso ocorra, as entidades que compõem o Comitê deveriam fazer um protocolo no Núcleo Jurídico da Prefeitura.

    Os representantes da administração municipal também criticaram a última matéria publicada pelos Sindicatos a respeito da impossibilidade de garantir a segurança no transporte escolar, caso as aulas presenciais sejam retomadas.

    Entretanto, é papel do SISMUC e do SISMMAC fazer o repasse dos temas debatidos nesse espaço para o conjunto da categoria. Continuaremos a cobrar a publicação das atas para cumprir a nossa função de esclarecer a categoria.

    Documento de orientação

    O Comitê iniciou nesta semana a construção de um documento com orientações para as diferentes categorias que atuam nos espaços de ensino.

    Os sindicatos exigem que seja feito um amplo debate para a construção desse material de transição para o próximo ano letivo, com a participação do conjunto da categoria e não como uma ordem de cima pra baixo, como tem sido todo o trabalho remoto durante a pandemia de coronavírus.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS