Notícias

Imprimir
  • 10/09/2020 Educação

    Sindicatos apoiam ato em respeito ao processo democrático da UFPR

    Sindicatos apoiam ato em respeito ao processo democrático da UFPR
    Arte: CTRL S
    Hoje, às 14h, ato exige a retirada da Chapa 1 da Lista Tríplice para Reitoria pelo respeito ao processo democrático

    Nos dias 1 e 2 de setembro, a comunidade universitária da UFPR participou da consulta online para o cargo de reitor. A Chapa 2, encabeçada por Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Inez Bolzon de Muniz, atualmente na Reitoria, recebeu 83% dos votos.

    Agora, a mobilização é para que a vontade da comunidade, expressa na votação, seja colocada em prática. Isso porque o resultado da votação não é definitivo e depende da nomeação por parte do presidente Jair Bolsonaro a partir de uma Lista Tríplice.

    A Lista tríplice será definida nesta quinta-feira (10) pelo Conselho Universitário (COUN). É tradição na UFPR que a lista seja encabeçada pelo nome que obteve o maior número de votos na consulta realizada com a comunidade acadêmica e que a chapa derrotada retire sua candidatura, em respeito ao processo democrático.

    Só que dessa vez, a Chapa 1, composta pelos professores Horácio Tertuliano dos Santos Filho e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, decidiu não retirar sua candidatura. Com uma campanha declaradamente alinhada aos interesses de Bolsonaro, a aposta da chapa é pela nomeação do mesmo sem o apoio da maioria dos docentes, técnicos e estudantes. Vale lembrar que a política do governo para as universidades federais tem sido de sucateamento, com cortes constantes de verbas, num movimento que busca precarizar para privatizar o direito à educação.

    Por isso, a UFPR está mobilizada pela retirada da Chapa 1 da Lista Tríplice que será enviada ao governo federal. O SISMUC e o SISMMAC apoiam essa mobilização que tem como objetivo respeitar a decisão que ficou clara no processo de consulta para a reitoria.

    Hoje, um Ato pela Democracia Universitária foi convocado pelo Sinditest, APUFPR e DCE, às 14h, no pátio da Reitoria, com concentração a partir das 12h40, com exigência de que a Chapa 1 retire sua candidatura. Participe dessa luta, em defesa da universidade pública!

    Imprensa SISMUC e SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS