Notícias

Imprimir
  • 03/02/2020 Educação

    Após fechar CEIs, prefeitura atrasa matrícula de novos alunos em CMEIs

    Após fechar CEIs, prefeitura atrasa matrícula de novos alunos em CMEIs
    Arte: Ctrl S
    Mais de 2600 crianças precisam de novas vagas em CMEIs

    O cadastro online para solicitar vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), lançado em 2019, deveria ser aberto nesta segunda-feira (3). Porém, a administração informou em nota que adiará esse cadastro para o dia 12 de fevereiro.

    De acordo com a Prefeitura essa mudança ocorreu porque as vagas pertencentes aos alunos já cadastrados ainda não foram redistribuídas. Será que é apenas isso mesmo? É importante lembrar que em 2019 o desgoverno Greca reduziu o repasse para os Centros de Educação Infantil (CEIs). O valor estimado para manter um CEI funcionando é de cerca de 12 mil reais, mas a Prefeitura só realizará o repasse de 8 mil, considerando apenas os 200 dias letivos e desconsiderando o resto do ano.

    Essa redução fez com que muitos CEIs tivessem que fechar as portas deixando professores, professoras e a comunidade na mão. São mais de 2600 crianças que devem ser remanejadas para os CMEIs. Mas, como a Prefeitura vai encaixar essas crianças sem a ampliação da rede de ensino e sem a contratação de novos professores?

    Hoje, na rede municipal de ensino, faltam mais de mil professores e professoras. Além disso, o desgoverno esconde a real situação das unidades escolares que tem sua estrutura defasada e as salas de aula lotadas. Outras categorias, necessárias para o funcionamento das escolas e CMEIs, também estão com falta de profissionais, que é o caso dos auxiliares de serviços escolares e os agentes administrativos.

    O SISMUC e o SISMMAC vão continuar monitorando a administração para que o dimensionamento das salas de aula seja respeitado e para que os professores e professoras tenham condições dignas de trabalho.

    No dia 19 de fevereiro, os trabalhadores da educação vão se reunir no SISMUC para discutir as atuais condições de trabalho e organizar as mobilizações para as mesas de negociação em 2020. Compareça, sua presença é extremamente importante para a união dos trabalhadores. Em 2020 é VAZA GRECA, VAZA PIER e VAZA BANCADA DO PACOTAÇO!

    Imprensa sismuc e sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS