Notícias

Imprimir
  • 04/08/2014 Formação

    Em curso, diferentes ramos de trabalhadores discutem exploração do capitalismo

    Em curso, diferentes ramos de trabalhadores discutem exploração do capitalismo
    O público alvo do curso são os dirigentes sindicais e a base da categoria indicada pelo seu sindicato.

    Os servidores municipais foram uma das categorias a participar do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), espaço de formação organizado pela Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), nesse final de semana (dias 2 e 3).

    A primeira etapa do curso foi feita na cidade de São Mateus do Sul e contou com a presença de trabalhadores petroleiros, agricultores familiares e também a juventude da agricultura familiar, ao lado da participação de representantes do Sismuc, que ministraram e participaram do curso.

    Eduardo Recker Neto, da pasta de formação do Sismuc, aponta que a diversidade de categorias fortaleceu o curso, com a troca de experiências. “Diferentes ramos se encontraram, em uma formação de caráter marxista", afirma Neto, em referência à obra e método de Karl Marx (1818-1883), obra fundamental para o movimento operário entender a exploração do trabalho promovida pela forma de produção capitalista (http://www.marxists.org/).

    O programa do curso

    A ementa (programa) da primeira etapa do curso passa por uma análise do capitalismo; formação da classe trabalhadora no Brasil; desigualdade na formação da sociedade brasileira e modelo de sindicalismo atrelado ao Estado.

    Já os próximos módulos devem abordar modelos de sindicalismo; oposições sindicais; criação e princípios da CUT. Outro tema importante é a Organização por Local de Trabalho (OLT). "Neste tema, teremos a parte prática que é fazer o roteiro do trabalho de base. Trataremos também de comunicação sindical", diz Neto. 

    O público alvo do curso são os dirigentes sindicais e a base da categoria indicada pelo seu sindicato. O contato para inscrição de um sindicato é a Secretaria de Formação da CUT, com Juliana (41-3232-4649).

     

        

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS