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  • 04/08/2014 Educação

    Sismuc participa da VI Conferência Estadual da APP

    Sismuc participa da VI Conferência Estadual da APP
    Coordenadora do Sismuc reforçou a necessidade da educação infantil ser tratada como carreira do magistério.
    O Sindicato dos Professores Estaduais (APP-Sindicato) realizou sua VI Conferência Estadual. O tema foi “A educação pública que queremos: propostas para o próximo governo”. O encontro reforçou a necessidade de defender a educação pública com mais recursos e debate. O Sismuc foi representado pela educadora e coordenadora de comunicação Adriana Claudia Kalckmann. Ela fez apresentação sobre a educação infantil no cenário curitibano e o contexto nacional. A Conferência contou com a participação de 1,2 mil pessoas, entre professores, educadores e observadores.

    Em sua palestra, Adriana kalckmann apontou a necessidade de unificar a pauta da educação infantil no Paraná e pelo Brasil. Para ela, se de um lado o magistério vem ganhando um entendimento único através da Lei de Diretrizes Básicas (LDB) e do Plano Nacional de Educação (PNE), de outro, a educação infantil não é encarada de uniformemente pelos municípios. Uma das propostas aprovadas foi a luta para que o termo creche seja substituído por CEI (centro de educação infantil), assim como todas as características de educação que acompanham essa mudança.

    “Há muito tempo lutamos pelo reconhecimento do nosso papel de cuidar e educar e não como uma atividade assistencialista. Por isso pedimos para tornarmos carreira do magistério, como vem sendo discutido neste momento em Curitiba. Essa própria indefinição na nomenclatura aponta como há diferença no tratamento do professor para o educador infantil”, reflete kalckmann.

    Carta
    A Conferência foi concluída reforçando a necessidade de valorizar a educação pública em todas as esferas governamentais. Destaca-se da carta: “Nossa luta e desejo permanente é por uma educação pública como direito social em que se reconheça a diversidade e pluralidade humana e que seja capaz de superar a naturalização da exclusão, da opressão e da violência”.

    Diante deste cenário, os conferencistas aprovam a necessidade de se continuar sonhando: “lutamos pela universalização da escola com qualidade, pelo acesso e construção de conhecimentos, pela capacidade de sonhar, na escola e pela escola, num mundo melhor”. 
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