Notícias

Imprimir
  • 26/04/2021 Educação

    Seminário reuniu professores de educação infantil em dia de intenso aprendizado

    Seminário reuniu professores de educação infantil em dia de intenso aprendizado
    Arte: CTRL S
    Encontro foi exclusivo para professores de educação infantil debaterem temas da categoria

    Num sábado de intenso aprendizado e muita troca, professoras e professores de educação infantil filiados ao SISMUC participaram do Seminário de Educação Infantil promovido pelo sindicato no dia 24 de abril. A programação completa passou voando graças aos convidados especiais que abordaram temas relevante e necessários para a categoria, mas com uma boa dose de carisma e bom humor.

    Quem abriu a programação foi Sirley Machado Maciel, professora e mestra pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na linha de pesquisa de Tecnologia e Trabalho. Por meio de dinâmicas descontraídas, a palestra contribuiu para professoras trabalharem sua autoestima, empoderamento no trabalho e desenvolvimento em reconhecer seus valores, suas aptidões pessoais próprias e dos outros trabalhadores. Por alguns minutos, as professoras e professores voltaram a ser crianças e relembraram objetos de infância e brincadeiras.

    Na sequência, foi a vez do departamento jurídico do SISMUC abordar assuntos urgentes da categoria. O advogado Ramon Bentivenha falou dos riscos do retorno das atividades presenciais em escolas e CMEIs destacando as estratégias jurídicas que vêm sendo adotadas para defender a vida e a saúde de toda a comunidade escolar. Além disso, o advogado Marwan Maltaca falou sobre a Reforma Administrativa e de como essa afeta diretamente os serviços públicos. Ou seja, essa é uma grave ameaça a todos os servidores públicos e que precisa ser combatida seriamente.

    Na parte da tarde, o professor Marcos Meier abordou o trabalho remoto durante a pandemia, mas não só isso, outra questão importante abordada foi a dupla e tripla jornada das mulheres em meio ao trabalho remoto, conciliando filhos, ou o cuidado com idosos, trabalho doméstico, entre outras responsabilidades. O encontro propôs reflexões e trouxe apontamentos conectando os novos desafios da educação infantil diante da realidade pandêmica e as mudanças sociais por ela provocadas.

    Além disso, a direção do SISMUC trouxe depoimentos de trabalhadores da saúde que tem passado pela pandemia atuando constantemente na linha de frente ao combate à Covid-19. É importante que a categoria da educação se engaje na luta das demais categorias por melhores condições de trabalho!

    Fechando a programação, a psicóloga e dirigente sindical do SIFAR (Sindicato dos Servidores Municipais de Araucária) Sarita Malaguty falou sobre Assédio Moral, infelizmente uma realidade vivenciada com muita frequência pelos servidores municipais. Na palestra, os servidores fortaleceram a luta contra o assédio moral!

    O espaço também foi mais um momento de contato direto da direção do SISMUC com a categoria a fim de tirar dúvidas e tratar das principais dificuldades desses trabalhadores.

    Com grande procura e ampla participação, o Seminário foi um sucesso! A direção do SISMUC agradece a todas as professoras e professores de educação infantil por compartilharem esse sábado de intenso aprendizado com a gente!

    Lembramos também que o SISMUC desenvolve constantemente espaços de formação e troca de experiências com todas as categorias, como nos coletivos e lives. Acompanhe os canais oficiais do sindicato para participar dos próximos eventos! Curta e compartilhe as publicações do SISMUC no Facebook e no Instagram e salve o número (41) 99661-9335 no seu celular para receber as notícias.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS