Na luta pelas servidoras, diretoras do SISMUC marcam presença na plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Eleitas como conselheiras para representar o SISMUC no CMDM, as diretoras apresentaram as lutas do SISMUC, durante seus 35 anos de existência, em torno dos direitos das mulheres

 

Na tarde desta quinta-feira (14/12), as diretoras do SISMUC, Edicleia Aparecida Farias e Niuceia de Fátima Oliveira, marcaram presença na 10ª Plenária Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que ocorreu no centro de Curitiba. As dirigentes foram eleitas como conselheiras para representar o Sindicato no CMDM na gestão de 2023 a 2025.

Durante a Plenária, cujo objetivo foi avaliar a atuação do CMDM no último ano e os desafios para o próximo período, as conselheiras do SISMUC apresentaram as ações do Sindicato, durante seus 35 anos de existência, em torno das pautas e das lutas pela garantia dos direitos das mulheres. 

“Temos como missão e princípio estar em todos os espaços onde estejam as trabalhadoras, acompanhando todas as lutas das mulheres, especialmente as das servidoras. Pois, em todos os espaços nós estamos. Brincamos que somos uma “sindicata”, já que nossa história foi construída por mulheres e nesses 35 anos tivemos muitas companheiras na direção. Hoje, temos seis liberadas para as questões diárias do Sindicato, temos 46 membros na direção, sendo que desse total, 38 são mulheres. Temos o princípio de atuar pela base e com a base, por isso, estamos em todos os lugares, ocupando os espaço e pautando as demandas das trabalhadoras”, afirmou Edicleia durante a apresentação.

Servidora aposentada da assistência social, Niuceia destacou que a luta do SISMUC pelas servidoras e por todas as mulheres fazem parte da essência do Sindicato e, também, é parte da identificação pessoal pela pauta. “A frente pela qual nos identificamos qualifica nossa contribuição. Então, sou grata em estar neste espaço”.

Confira abaixo o vídeo apresentado pelas diretoras e conselheiras do SISMUC durante a Plenária.

 

 

SISMUC no CMDM – Na manhã do dia 7 de março, a Prefeitura de Curitiba que por muitas vezes foi palco de diferentes lutas da população curitibana, foi ocupada por trabalhadoras de diferentes áreas e movimentos sociais, inclusive pelo SISMUC.

Com 40 representações, sendo 24 sociedade civil e 16 poder público, o SISMUC retornou e tomou posse no CMDM com duas diretoras, Edicleia Aparecida Farias (titular) e Niuceia de Fátima Oliveira (suplente). Juntamente com outras trabalhadoras que compõem o Conselho, elas abraçaram a responsabilidade de ajudar a propor diretrizes e ações governamentais para a promoção dos direitos das mulheres, bem como atuar no controle social das políticas públicas relacionadas à igualdade de gênero.