Notícias

Imprimir
  • 24/02/2022 Assistencia Social

    SISMUC assume vaga no Conselho Municipal de Assistência Social

    SISMUC assume vaga no Conselho Municipal de Assistência Social
    Sem representação oficial no CMAS nos últimos dois anos, SISMUC passa a ser representado por Daraci Rosa dos Santos e José Adenilson de Carvalho

    Na última terça-feira (22/02), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC),assumiu a titularidade da vaga de trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), da Capital.

    O SISMUC, que nos últimos dois anos não tinha representante oficial no Conselho, terá agora a assistente social na Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Daraci Rosa dos Santos, como titular, e José Adenilson de Carvalho, membro da direção executiva do Sindicato, como suplente.

    Vale ressaltar que, a conquista da vaga para o CMAS se deu a partir da luta coletiva de trabalhadoras e trabalhadores que já estavam inseridos no CMAS a partir de outras entidades, como da educadora social da FAS, Alessandra Leite Magno da Silva, e da aposentada da base do SISMUC, Irene Rodrigues dos Santos, que representavam a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM).

    “A participação dos trabalhadores no CMAS é muito importante e estamos muito satisfeitos com a atuação dos últimos anos. Tivemos a honra de ter uma Trabalhadora na presidência do CMAS, tivemos uma boa articulação com a sociedade civil, avançando em algumas pautas como, por exemplo, a do direito a vacina para os Trabalhadores da Assistência Social de Curitiba. Acreditamos que os novos conselheiros darão continuidade a esta construção democrática”, afirma Alessandra Leite.

    Segundo Daraci Rosa, o momento é muito significativo, pois marca a presença do SISMUC no espaço de luta pelos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do município.“É um momento extremamente importante, marcamos presença e nossa posição de questionamento, de enfrentamento e defesa não apenas do serviço público, do servidor, do trabalhador, mas da política enquanto direito da população usuária dos serviços socioassistenciais. Reafirmamos que ocupamos esse espaço na perspectiva de retomar a política de assistência social conforme está previsto na legislação, com a política nacional, com a lei, de acordo com o direito do cidadão e da cidadã.”

    Pauta – Durante a reunião que marcou a posse dos novos integrantes do Conselho, também foram discutidos temas que envolve a atuação do CMAS, os serviços ofertados e a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do Conselho Municipal.

    “A reunião trouxe pautas extremamente relevantes, entre elas, a questão dos remanejamentos que tem se dado na FAS para suprir a ausência de trabalhadores, no Projeto Anjos da Guarda, que é a abordagem especializada para crianças e adolescentes, na Capital. Essa situação tem honorado muito os trabalhadores em termos econômicos, já que eles precisam sair do trabalho perto de casa e trabalhar longe de casa, tendo que pagar o transporte do seu próprio bolso, isso tem gerado também problemas nos seus locais de origem, já que descobre esses locais”, afirma Daraci Rosa.

    De acordo com Daraci Rosa, também foi discutido a questão do concurso público municipal que não prevê nenhuma vaga para nível superior, e o CMAS já discutiu em outras ocasiões a necessidade de cobertura de todos os níveis de ensino, para garantir a recomposição das forças de trabalho nos setores da Assistência Social.

    A Casa de Passagem Indígena de Curitiba também foi tema de discussão, já que, segundo o CMAS, mesmo sendo um serviço provisório, não está adequado a realidade, se fazendo necessário a articulação do município com o Estado e o Governo Federal, para garantir o financiamento do atendimento digno e de equipes especializadas para atender essa população.


    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS