Notícias

Imprimir
  • 21/12/2021 Geral

    SISMUC exige reabertura da Casa de Passagem Indígena

    SISMUC exige reabertura da Casa de Passagem Indígena
    Moção aprovada na 12ª Conferência Nacional de Assistência Social protesta contra violação dos direitos humanos e das crianças.

    Diante da situação de completo desrespeito com os povos indígenas, que já se arrasta por mais de um mês, a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social aprovou uma moção de protesto contra o fechamento da Casa de Passagem Indígena (Capai) em Curitiba, exigindo a imediata reabertura do espaço para atender as mais de 200 famílias da nação Kaingang, que estão na capital para vender seus artesanatos. Sem local para sua permanência, os indígenas se encontram acampados em frente ao Palácio do Governo, sem estrutura adequada e em situação de violação dos direitos fundamentais. Para piorar a situação, os banheiros químicos próximos ao acampamento foram retirados.

    O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), enquanto representante dos servidores e servidoras da Assistência Social e participante da Conferência Nacional, reitera a reivindicação pela reabertura imediata da Capai, da mesma forma como permanecem abertos todos os demais equipamentos públicos da política de Assistência Social no município, que, inclusive, não fecharam durante a pandemia da Covid-19.

    “Retirar a população indígena do Centro caminha na perspectiva da política higienista da Prefeitura, da mesma forma como tem feito com a população em situação de rua, desde 2017. Protestamos e repudiamos também as posturas de conselheiras, assistentes sociais, na condição de gestoras, que se manifestaram com preconceito e discriminação diante da cultura indígena”, descreve a moção de protesto, que foi encaminhada para CNAS, INCRA, Ministério da Cidadania, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, CFESS e CRESS 11ª Região (PR).

    Clique aqui para conferir a íntegra da moção.

    Comunicação
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS