Notícias

Imprimir
  • 10/06/2021 Geral

    Diagnóstico da saúde do SISMUC: participe e ajude a definir os rumos da luta!

    Diagnóstico da saúde do SISMUC: participe e ajude a definir os rumos da luta!
    Arte: Ctrl S
    Sindicato lança ferramenta para auxiliar no diagnóstico dos problemas da saúde em Curitiba e a definir os rumos da luta das categorias

    Se a saúde pública em Curitiba já sofria com a falta de investimentos nos últimos anos, a pandemia gerou uma crise sanitária que deixou a situação ainda mais crítica.

    Para sistematizar os problemas enfrentados pelos trabalhadores da saúde nos seus locais de trabalho, o SISMUC lançou um questionário para que os trabalhadores da saúde possam expor o que enfrentam nos locais de trabalho.

    Trata-se de um questionário que pode ser respondido em poucos minutos. Uma vez que muitos trabalhadores têm sido vítimas da perseguição por parte do desgoverno Greca, não é necessário se identificar. Além disso, as informações não serão divulgadas individualmente para evitar a exposição dos trabalhadores, mas ajudarão a traçar um diagnóstico dos principais problemas enfrentados para cobrar a Prefeitura, assim como tem sido feito desde o início da pandemia.

    Para participar, acesse: https://forms.gle/kAwhoxUQDG9WYC9H7. Repasse também para os seus colegas, afinal, quanto mais respostas, mais completo será o diagnóstico.

    Com a dedicação de poucos minutos do seu tempo, você contribui para traçar os rumos da luta dos servidores municipais da saúde. O SISMUC tem acompanhado e lutado desde o início da pandemia por condições de trabalho e de atendimento aos usuários do SUS, além de medidas para proteção dos trabalhadores. São muitas as denúncias e situações acompanhadas pelo sindicato, todas essas denúncias têm sido encaminhadas para os órgãos competentes e a resolução é cobrada da gestão.

    Mas é preciso fortalecer ainda mais essa participação e aproximar cada vez mais os trabalhadores do sindicato.

    Além de responder aos questionários, e enviar as denúncias para o canal Fala, servidor pelo WhatsApp (41) 99661-9335, é importante também a participação de todos nos espaços de construção conjunta do sindicato, com os coletivos da saúde. Fique atento aos canais oficiais de comunicação do SISMUC para participar do próximo encontro.

    Afinal, só a luta muda a vida. E para salvar vidas precisamos lutar lado a lado! Porque do outro lado, temos um desgoverno que cede à pressão dos empresários e flexibiliza as medidas de prevenção, mesmo com a saúde sobrecarregada.

    Mesmo com a saúde em colapso, medidas de prevenção são flexibilizadas

    A ocupação de leitos de UTI SUS continuou em 100% na última quarta-feira (09/06), de acordo com o boletim da Prefeitura. Mas, em uma evidente amostra de desrespeito com os trabalhadores da saúde, Curitiba amanheceu sob a vigência da bandeira laranja, menos restritiva que o decreto anterior da vermelha.

    Com a flexibilização é possível esperar que em poucas semanas haja um novo pico de infecções, internamentos e mortes, sem que o sistema de saúde tenha se recuperado do colapso anterior, como já acontece agora.

    Os leitos de UTIs lotados demonstram só uma parte do problema, afinal, se as UTIs estão todas ocupadas, significa que em todos os níveis de atendimento da saúde o sistema está sobrecarregado. Os trabalhadores a cada dia mais exaustos e adoecidos, sem saber quando a pandemia e a crise sanitária vão dar um alívio. A demanda acima da capacidade também resulta muitas vezes em falta de medicamentos, equipamentos e outras condições necessárias para atendimento de qualidade.

    A gestão municipal tem responsabilidade pela grave crise sanitária que abala a cidade, já que desde o início da pandemia se exime da responsabilidade de decretar medidas mais rígidas para combate à pandemia.

    Por isso, os trabalhadores da saúde precisam mostrar sua voz e denunciar as condições precárias de trabalho a que estão submetidos. Unidos somos fortes!

    Imprensa Sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS