Notícias

Imprimir
  • 19/02/2021 Geral

    Coletivos do SISMUC mostram a falta de condições de trabalho

    Coletivos do SISMUC mostram a falta de condições de trabalho
    Arte: CTRL S
    Pontos debatidos nos encontros virtuais vão compor a pauta de reivindicações específicas de cada categoria

    As condições de trabalho relacionadas à pandemia do novo coronavírus estão entre os principais tópicos de discussão nos coletivos promovidos pelo SISMUC, com os servidores das diferentes categorias. Os pontos levantados ajudam a compor a pauta de reivindicações que será levada para negociação com a gestão municipal. Devido à pandemia os encontros estão sendo virtuais.

    Nos últimos dias, foram realizados os coletivos dos agentes de combate de endemias (ACEs), dos polivalentes e servidores da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), dos aposentados, dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e dos agentes administrativos. As demais categorias terão coletivos nos próximos dias. Clique aqui para conferir as datas.

    ACEs

    Os pontos abordados na reunião do coletivo dos ACEs focam em questões que vêm sendo trabalhadas e construídas coletivamente pelo sindicato em conjunto com a categoria. Uma das reivindicações diz respeito à luta dos ACEs para ter os mesmos direitos dos servidores estatutários, já que esses trabalhadores são contratados pelo regime CLT e não têm acesso a muitos dos benefícios dos servidores municipais. Os ACEs também reivindicam o adicional de risco de saúde, pois estão expostos a riscos diários.


    Polivalentes e FCC

    Os polivalentes continuam reivindicando reconhecimento e valorização, apesar do desprefeito Rafael Greca ter extinto a carreira com uma canetada e apoio dos vereadores da sua base. A categoria que está na ativa reivindica a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI) adequado para os diferentes serviços que executam, além dos necessários para enfrentamento do novo coronavírus.

    Já os servidores da FCC, além dos EPIs adequados, reivindicam a criação e implantação do plano de carreira dos servidores da Fundação, entre outros pontos. Já existe um plano construído, mas que não foi considerado pela administração.


    Aposentados

    No encontro virtual dos aposentados, o destaque das reivindicações apontadas no coletivo é a criação de um programa de acompanhamento geriátrico específico para aposentados, que poderia ser coordenado pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS), entre outros pontos.

    SMELJ e Administrativos

    A criação de protocolos para o retorno das atividades presenciais das SMELJ, previsto para o dia 1º de março, foi um dos pontos centrais de discussão. É necessária a criação de um protocolo também voltado para a comunidade, orientando sobre o uso dos equipamentos. Durante a reunião, trabalhadores também lembraram que como EPI para enfrentamento da Covid-19, foram disponibilizadas apenas máscaras de tecido, equipamento insuficiente para a categoria que trabalha diretamente com o atendimento aos usuários.

    A falta de EPIs adequados também foi ponto de debate para os agentes administrativos, além da necessidade de vacinação, afinal muitos agentes administrativos estão na linha de frente do combate ao Covid-19 e não estão sendo considerados no plano de vacinação. Outra reivindicação foi a implantação de escala, para que haja revezamento de servidores no serviço presencial neste período de pandemia.

    São muitas as dificuldades enfrentadas pelos servidores no local de trabalho. Mesmo antes da pandemia a falta de EPIs já era uma pauta constante de reivindicação dos servidores. Com a pandemia esse ponto foi mantido e ampliado, afinal é necessário dar condições de trabalho!

    A organização e a união dos trabalhadores é a única forma de lutar para que possamos defender e avançar nos direitos dos trabalhadores. Este ano, os desafios estão ainda maiores em virtude da pandemia. Por isso, a participação de todos nos espaços de construção coletiva do sindicato é essencial. Juntos, servidores e Sindicato podem cobrar a Prefeitura pela manutenção dos nossos direitos.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS