Notícias

Imprimir
  • 18/12/2020 Geral

    Ocupação Nova Guaporé sofre reintegração de posse em plena pandemia

    Ocupação Nova Guaporé sofre reintegração de posse em plena pandemia
    Cerca de 300 famílias foram despejadas de suas casas

    Em pleno pico da pandemia de coronavírus em Curitiba e Região Metropolitana, o poder público permitiu o despejo de mais de 300 famílias na ocupação Nova Guaporé, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A ordem de despejo foi executada nessa última quinta-feira (17), sem aviso prévio e sob forte aparato da Polícia Militar.

    Além de ignorar o momento crítico da pandemia e colocar a vida de milhares de pessoas em risco por causa da aglomeração causada pelo despejo e pela falta de medidas sanitárias, essa ação deixa centenas de famílias sem moradia e sem assistência em época de Natal e Ano Novo.

    O SISMUC e o SISMMAC expressam repúdio a esse ato desumano. Enquanto o desprefeito Rafael Greca vive no mundo da fantasia e divulga eventos de Natal Drive-thru, mais de 300 famílias enfrentam a cruel realidade de serem abandonadas à própria sorte. As ocupações são as respostas que as famílias de baixa renda encontram frente a sua situação econômica, o problema da moradia, a especulação imobiliária e a profunda desigualdade social que enfrentamos no Brasil.

    O Fórum em Defesa dos Serviços Públicos do Paraná, frente da qual os Sindicatos fazem parte, publicou uma moção de repúdio contra a reintegração de posse:

    O Fórum em Defesa dos Serviços Públicos PR repudia veementemente a decisão do poder público de Curitiba que permitiu a reintegração de posse da área onde moravam centenas de pessoas sem teto, em plena pandemia de COVID-19. Uma violência contra a vida das pessoas, às vésperas de Natal e Ano Novo. Um ato político de covardia, pois não destina um local digno para essas pessoas morarem. A luta por moradia é um direito daquelas e daqueles que não possuem condições materiais de comprar a casa própria ou paga aluguel. É obrigação do poder público assegurar os recursos materiais necessários para garantir a vida digna aos cidadãos brasileiros, conforme previsto na Constituição da República Federativa do Brasil.”.

    Toda solidariedade aos moradores da ocupação Nova Guaporé. Moradia não é privilégio, é direito!

    Veja o vídeo que o Fórum preparou:

    Imprensa Sismuc e Sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS