Notícias

Imprimir
  • 26/10/2020 Geral

    Firmes na luta, sindicatos comemoram 32 anos de fundação

    Firmes na luta, sindicatos comemoram 32 anos de fundação
    Arte: Ctrl S
    27 de outubro é a data de aniversário de fundação do SISMUC e SISMMAC

    Seguindo firmes na nossa trajetória de lutas em defesa dos trabalhadores do serviço público municipal de Curitiba, chegamos aos 32 anos de fundação. Temos muitas vitórias para contar, mas precisamos lembrar que a organização sindical está sob constante ameaça e é com a união dos trabalhadores que fortalecemos a resistência aos ataques.

    Foi em 27 de outubro de 1988 que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC) e o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) foram fundados, logo após a promulgação da Constituição de 1988, que garantiu o direito de sindicalização no serviço público.

    Neste ano de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, os ataques à classe trabalhadora cresceram e é por meio dos sindicatos que vem sendo possível garantir a proteção à saúde dos trabalhadores. São os sindicatos que estão exigindo protocolos para os trabalhadores poderem exercer suas atividades com segurança, respeito às pessoas que estão nos grupos de risco e exigindo medidas de proteção individual e coletiva para os que estão na linha de frente do combate à pandemia.

    Ataques

    Com o constante discurso de desvalorização dos sindicatos perpetuado pela mídia tradicional, vemos que as tentativas para desestruturar a organização sindical acontecem em todas as esferas: municipal, estadual e federal. Neste mês de outubro o Ministério da Economia publicou a portaria nº 21.595, orientando os órgãos e entidades que integram o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal a não mais realizarem a cobrança sindical. Um ato ilegal, que ataca a liberdade de organização dos trabalhadores prevista na Constituição, e que mais uma vez demonstra a intenção do governo de enfraquecer as entidades de classe.

    No âmbito do município, o desprefeito Rafael Greca sempre atacou a organização sindical. Em seu primeiro mandato chegou a reduzir a liberação sindical e suspender o pagamento do salário dos servidores que estavam na direção dos sindicatos. Em 1996, a ação foi revertida pelos sindicatos com apoio de lideranças e de vereadores da época.

    No seu segundo mandato, Greca atacou de novo e dessa vez, com amplo apoio dos vereadores da sua base. Em 2019, Greca mostrou mais uma vez como sua gestão está alinhada com o Governo Bolsonaro e passou por cima da Constituição Federal ao aplicar a já extinta Medida Provisória 873, com o objetivo de parar de repassar aos sindicatos as devidas mensalidades sindicais descontadas em folha de pagamento. Além disso, reduziu o número de servidores liberados para direção sindical, em uma manobra para dificultar o trabalho dos sindicatos, mas que não reduziu a resistência dos trabalhadores.

    União faz a força

    Além de lembrar nossa história, neste 27 de outubro queremos fortalecer os laços de união dos trabalhadores e a nossa organização diante da conjuntura de retirada de direitos e ataques à liberdade de organização sindical. Ao longo de toda sua história, os Sindicatos impulsionaram a organização dos trabalhadores na busca por valorização, melhores condições de trabalho e em defesa da qualidade dos serviços públicos. É só com a luta organizada que vamos avançar em conquistas e barrar os ataques. Por isso seguimos firmes na defesa dos sindicatos que representam os trabalhadores.

    Clique aqui para conferir a história do SISMUC
    Imprensa Sismuc e Sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS