Notícias

Imprimir
  • 24/09/2020 Saúde

    Em audiência pública, SISMUC lamenta descaso da gestão com a enfermagem

    Em audiência pública, SISMUC lamenta descaso da gestão com a enfermagem
    Arte: CtrlS
    O trabalho da enfermagem durante a pandemia foi debatida em audiência virtual promovida pela CMC

    O SISMUC participou nesta quinta-feira (24) da audiência pública virtual promovida pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC): "A atuação da Enfermagem no enfrentamento à pandemia da Covid-19". A audiência reuniu professores, gestores públicos, representantes da categoria e de sindicatos dos trabalhadores.

    Denúncias de falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), falta de testes para os profissionais e  falta de valorização da categoria foram lembradas durante a reunião. Muitas situações de descaso com os trabalhadores, já levadas pelo SISMUC ao Ministério Público do Trabalho (MPT), foram comentadas na ocasião.

    Os ataques promovidos pelo governo Bolsonaro e pela gestão do desprefeito Rafael Greca, foram destacadas durante participação do SISMUC. Neste momento de emergência em saúde pública, diante da pandemia do novo coronavírus, são os serviços públicos e os servidores que estão na linha de frente do atendimento à população, muitas vezes sem os EPIs adequados e necessários. Dentre as categorias da saúde, os profissionais da enfermagem, sejam enfermeiros ou técnicos de enfermagem, estão no atendimento direto dos pacientes sem valorização e tendo suas reivindicações desconsideradas.

    A gestão Greca tem atuado para precarização da Saúde Pública, com terceirização da UPA CIC e contratação temporária por meio do processo seletivo simplificado (PSS), que precariza as condições de trabalho. Mesmo diante da pandemia e da necessidade de repor o quadro de funcionários, a gestão optou em contratar pelo PSS ao invés de convocar os aprovados no último concurso da enfermagem, em uma mostra de desvalorização com os profissionais.

    Seguimos firme na luta contra o desmonte dos serviços públicos proposto pelo Capital. É com a união dos trabalhadores que vamos barrar o desmonte.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS