Notícias

Imprimir
  • 15/09/2020 Geral

    Fala, servidor: proteção aos servidores recua, enquanto casos de Covid-19 avançam

    Fala, servidor: proteção aos servidores recua, enquanto casos de Covid-19 avançam
    Arte: CtrlS
    No cadastro técnico do Urbanismo, gestão suspendeu revezamento dos servidores, justo quando a cidade está em alerta laranja e 90% de ocupação nas UTIs

    O desgoverno Greca, focado somente na sua reeleição, tem deixado cada vez mais os servidores expostos a riscos de contaminação. Na última semana, a gestão voltou atrás inclusive na medida de revezamento de servidores para trabalho presencial.

    No setor de cadastro técnico, da Secretaria do Urbanismo, que funciona no edifício Delta, desde o dia 7 de setembro as escalas estão suspensas e os servidores precisam comparecer pessoalmente todos os dias.

    Vale lembrar que o SISMUC já denunciou um surto de casos nesse setor no mês de agosto, por meio do Fala, Servidor, com três servidores contaminados em menos de um mês.

    Na ocasião, o sindicato cobrou medidas efetivas de proteção por meio de ofício. A resposta enviada pela gestão também por meio de ofício, era de que as providências de prevenção e controle do novo coronavírus estavam sendo tomadas. Entre as medidas de proteção informadas estavam a disponibilização de trabalho remoto e de trabalho presencial em medida de escalas.

    Embora as medidas ainda não fossem consideradas suficientes pelos trabalhadores do local e pelo Sindicato, é muito preocupante ver que a gestão está recuando mesmo das medias mais básicas. No momento em que a cidade está em alerta laranja e com ocupação de leitos SUS de 90% (conforme boletim divulgado nesta segunda-feira, 15/09), o desgoverno Greca toma medidas que aumentam os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre os trabalhadores.

    Além disso, as cobranças dos servidores estão maiores a cada dia. Os relatos de pressão e assédio moral por parte das chefias estão chegando de todas os setores. E na Secretaria de Urbanismo não é diferente, as chefias estão cobrando produtividade a qualquer custo, sobrecarregando alguns trabalhadores.

    Uma coisa fica clara a partir dessas denúncias: o desgoverno Greca que perseguiu e humilhou os servidores municipais durante toda a sua gestão, agora quer construir sua reeleição nas costas dos servidores. Por isso, as chefias têm pressionado tanto e assediado os trabalhadores para que trabalhem sobrecarregados e não denunciem as péssimas condições de trabalho.

    Mas, as servidoras e servidores municipais já mostraram que não vão aceitar tudo isso calados. É importante continuar denunciando, para expor todos os problemas e os desmandos da gestão Greca.

    Você, servidor e servidora, sindicalizado ou não, faça a sua denúncia por meio do canal Fala, servidor pelo WhatsApp (41) 99661-9335, com garantia de sigilo.



    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS