Notícias

Imprimir
  • 03/09/2020 Geral

    Sindicatos cobram oficialização do recuo no corte de 20% do leite

    Sindicatos cobram oficialização do recuo no corte de 20% do leite
    Arte: Ctrl S
    Corte foi anunciado pela própria gestão, mas após denúncia o desprefeito voltou atrás

    Nesta última quarta-feira (2), após a denúncia dos Sindicatos SISMUC e SISMMAC sobre o corte de 20% do leite em pó nos kits de alimentação destinados aos alunos da rede municipal de Curitiba, a Prefeitura recuou e vai manter a quantidade de leite nos kits.

    Em tom exaltado, o prefeito Rafael Greca apelou para o discurso de fake news em seu pronunciamento publicado no Facebook, escondendo que o corte foi anunciado pela própria gestão durante a reunião do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) na última sexta-feira (28), na qual os conselheiros foram informados que os kits de setembro seriam montados com 200g a menos de leite.

    Com a demora para liberar a ata da reunião, a gestão Greca utilizou uma manobra já conhecida pelos gestores: dá a notícia ruim e, dependendo do retorno, recua e afirma que nada do tipo aconteceria, na tentativa de descredibilizar a mobilização em defesa de direitos. No entanto, nossa denúncia é baseada em fatos e consideramos o anúncio do desprefeito Greca uma verdadeira vitória, pois nossa intervenção e pressão surtiu efeito e, de acordo com o pronunciamento do Greca, o corte não será mais realizado.

    É importante lembrar que a distribuição de alimentos já vem esbarrando na negligência da Prefeitura e nos problemas causados pela terceirização dessa atividade essencial. É o caso de alguns CMEIs, em que os kits já foram distribuídos com 800 gramas de leite em pó ao invés de 1kg. O problema aconteceu em junho, no mesmo mês em que os vegetais foram entregues em péssimo estado de conservação.

    Por isso, para garantir que nenhum corte seja feito, as direções do SISMUC e do SISMMAC protocolaram e enviaram um ofício para a Prefeitura nesta quinta-feira (3), exigindo que a administração oficialize por escrito a manutenção de 1kg de leite em todos os kits de alimentação, tanto dos básicos como os de dieta especial.

    Clique aqui para conferir o ofício na íntegra.

    Imprensa Sismuc e Sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS