Notícias

Imprimir
  • 17/06/2020 Geral

    Vitória: reivindicação de testagem para servidores da saúde é atendida

    Vitória: reivindicação de testagem para servidores da saúde é atendida
    Arte: CTRL S
    Sindicatos continuam cobrando para que demais categorias sejam testadas

    Os testes para coronavírus já estão sendo coletados para todos os trabalhadores das unidades de saúde, estejam com ou sem sintomas. A medida é fruto da reinvindicação dos trabalhadores e da pressão exercida pelos Sindicatos. E, ainda que tenha demorado a ser adotada, é uma vitória importante para os servidores. Afinal, como podemos combater a disseminação do vírus sem conhecer a abrangência da pandemia?

    Embora a Prefeitura tenha divulgado que os demais trabalhadores que estão na linha de frente também serão testados, isso ainda não vem acontecendo. Os Sindicatos continuam cobrando para que os mais de 55 mil testes sejam realizados para os profissionais da saúde, agentes funerários, trabalhadores do transporte público e dos armazéns, educadores, assistentes sociais e demais grupos.

    O tema foi levado à audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na segunda-feira (8), reivindicando também a divulgação do número de casos de servidores contaminados com o novo coronavírus, a regional e o local de trabalho que estão. Na ocasião, o MPT entendeu a urgência da situação e deu cinco dias para a Prefeitura Municipal se manifestar sobre a realização dos testes em massa.

    Com o teste adotado – do tipo PCR, considerado padrão ouro – para servidores sintomáticos e assintomáticos, é possível ter um panorama de como a doença afeta os profissionais da saúde. Esses dados são fundamentais para que se adotem medidas de proteção mais efetivas para proteção desses trabalhadores.

    A necessidade de testes para quem está na linha de frente é uma das lutas travadas pelo SISMUC, em conjunto com outros sindicatos, desde o início da pandemia. Essa reivindicação já havia sido cobrada por diversos canais pelo SISMUC, em reunião e por meio de ofícios à gestão. O tema foi denunciado inclusive no canal Fala, servidor, com a história da trabalhadora da enfermagem que relatou que mesmo após terem contato com trabalhadores da mesma unidade com confirmação da Covid-19 não eram testados se não tivessem sintomas.

    Essa conquista mostra a importância de denunciar e seguir cobrando as medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia. Por isso, lembre-se que o canal Fala, Servidor é sigiloso e serve para que possamos reforçar a cobrança feita pelos Sindicatos!

    Testagem em massa

    Os testes na saúde são um avanço importante, mas, os sindicatos seguem cobrando para que a testagem em massa seja feita o quanto antes para os servidores que trabalham com atendimento à população.

    Somente com o aumento dos testes,o município pode contornar a subnotificação e controlar a pandemia que está em grande crescimento na cidade - o que levou a Prefeitura a alterar o nível de alerta para laranja neste sábado (13).

    Seguimos na luta em defesa da vida dos trabalhadores. Não aceitaremos perder mais ninguém!

Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS