Notícias

Imprimir
  • 25/03/2020 Geral

    Sindicatos se unem por condições adequadas para saúde e FAS

    Sindicatos se unem por condições adequadas para saúde e FAS
    Reporter da base
    Pandemia exige união da classe trabalhadora e sindicatos reivindicam em conjunto respostas da gestão

    O SISMUC se reuniu na tarde desta quarta-feira (25) com o Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná (SIMEPAR) e com o Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem (SISMEC) a fim de estabelecer estratégias de atuação conjunta em defesa dos servidores da Saúde e da FAS que estão na linha de frente no atendimento a pacientes da COVID-19.

    No momento, a união da classe trabalhadora é fundamental, por isso os sindicatos, assim como de outras categorias, como o SISMMAC e o SIGMUC estão mais unidos do que nunca na exigência de respostas do poder público.

    Entre as exigências emergenciais dos sindicatos está a disponibilidade de EPIs em quantidade adequada para os servidores, separação de fluxo dos pacientes e treinamento técnico para os servidores.

    Também há a reivindicação de convocação imediata dos servidores aprovados em concurso para suprir a demanda de profissionais. Essa é uma pauta que os sindicatos vêm cobrando desde o início da gestão Greca e tem sido ignorada por um desgoverno que nunca colocou a saúde pública como prioridade.

    O afastamento dos servidores da saúde do grupo de risco continua sendo exigido, afinal, eles correm mais riscos e precisam ser protegidos, enquanto a gestão tem a obrigação de repor esses profissionais. Também é necessário testar com urgência os servidores que estão com sintomas de doenças respiratórias. Lembrando que a Prefeitura, enquanto empregador, é responsável pela saúde do trabalhador e não pode fugir essa responsabilidade.

    É urgente também que a gestão Greca defina procedimentos para coleta dos resíduos infectantes no ambiente hospitalar e dos pacientes em isolamento domiciliar. Falta orientação do que deve ser feito com os resíduos contaminantes, tanto na coleta da cidade quanto dos trabalhadores da limpeza das unidades de saúde e da FAS.

    O desgoverno Greca está tentando enganar a população, mas quem está na linha de frente, sabe que Curitiba não está preparada para atender os casos relacionadas ao coronavirus. Por isso, os sindicatos estão firmes em defesa dos servidores, dos seus direitos e da sua saúde.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS