Notícias

Imprimir
  • 26/06/2015 Abastecimento

    Sismuc publica série especial sobre lixo terça-feira

    Sismuc publica série especial sobre lixo terça-feira
    Uma verdadeira bomba relógio que volta a ser ativada em Curitiba e região.

    A partir do dia 30 (terça-feira), a imprensa do Sismuc, em parceria com o site Terra Sem Males, publica um dossiê com quatro matérias. As reportagens trazem denúncias sobre os contratos e a situação dos aterros sanitários em Curitiba e Região Metropolitana, pertencentes a empresas particulares. O maior deles pertence à empresa Estre que, em 2015, tem o seu contrato vencido.

    A Prefeitura, para tanto, contratou a assessoria do Banco Mundial ao custo de mais de R$ 5 milhões. Contrato celebrado com dispensa de licitação sob o argumento de “notória competência”. Caberá ao Banco resolver um problema que se arrasta por quase uma década.

    O segundo aterro, que recebe lixo industrial, pertence à empresa Essencis, que é parte do Grupo Solví e tem um dos ‘braços’ citado na Operação Lava a Jato. A reportagem do Sismuc revela o papel dessa empresa em todo país, a instalação irregular na região do CIC, onde se tornou um agente poluidor de rios e de ameaça à represa do Passaúna. Mais do que isso, a série expõe uma área tornada parte do lixão de forma irregular é requisitada por famílias sem-teto.

    Confira: 

    Concessão de aterro sanitário em Curitiba e RMC vence em outubro 

    Lixão irregular coloca famílias sem-teto em risco de despejo

    Grupo que quer gerir lixo de Curitiba e Região é citado em depoimento da Lava-Jato

    Existem alternativas ao problema do lixo? 

    Imprensa Sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS